Cotidiano

Transitar antecipa mudanças para melhorar gargalos do “novo trevo”

Conforme a presidente da Transitar, assim que liberadas as pistas do novo trevo, houve aumento de fluxo na Avenida Rocha Pombo

Transitar antecipa mudanças para melhorar gargalos do “novo trevo”

Cascavel – O fluxo do trânsito das pistas do novo Trevo Cataratas liberado no último dia 21 já está impactando no trânsito de toda a região. Por conta disso, a Transitar vai antecipar mudanças em diversas vias para amenizar os gargalos urbanos que acabaram sendo criados, especialmente na região norte da cidade. Na edição do último dia 25 de agosto, o Jornal O Paraná já havia tratado sobre o tema e os transtornos que os moradores já estavam enfrentando com as mudanças.

Simoni Soares, presidente da Transitar, disse que as ações já estão sendo antecipadas em diversas vias, começando pela a região do Viaduto da Avenida Rocha Pombo, uma das mais impactadas. Depois dessas mudanças bastante pontuais, a Transitar fará uma nova avaliação dos impactos para decidir sobre a necessidade de outras intervenções, dentro do período de ajustes e adaptação para os motoristas.

Conforme a presidente da Transitar, assim que liberadas as pistas do novo trevo, houve aumento de fluxo na Avenida Rocha Pombo, principalmente sobre o viaduto com a BR-467, que já era um gargalo que está sendo estudado no novo plano de mobilidade urbana de Cascavel, mas que acabou gerando um grande congestionamento da Rua Ipanema que hoje é uma via de mão dupla. Mesmo o viaduto contando com um semáforo de 3 tempos, há congestionamento de veículos.

“Fizemos uma avaliação na primeira semana com o fluxo do novo trevo que trouxe impactos para a região, em especial os moradores do Bairro Cataratas que passaram a utilizar o viaduto da Rocha Pombo e constatamos que o fluxo aumentou formando filas que passam alguns quilômetros do semáforo, por isso, decidimos antecipar as intervenções”, disse a presidente. Os trabalhos começam nos próximos dias e deve demorar pelo menos um mês para estarem concluídos.

Mudanças

De acordo com Simoni Soares, os moradores da região norte foram impactos e o fluxo prejudicado, por isso, será retirado o semáforo que está sob o viaduto de 3 tempos, que será remanejado no cruzamento das ruas Ipanema e Guatemala que hoje é de dois tempos. As ruas Ipanema e Copacabana terão sentido único formando um binário até a travessa Copacabana, sendo que a Ipanema sentido norte e a Copacabana sentido sul.

Já Rua Guatemala terá sentido único até o semáforo e a Rua Poti sentido único também para receber o fluxo da Avenida Rocha Pombo, passando sob o viaduto e acessando a marginal a direita, diretamente. As ruas Paranaguá e Guaraniaçu formarão um binário em uma quadra entre a Avenida Rocha Pombo e a Rua Aramis Ataíde, sentido único, sul.

Por enquanto, não haverá mudanças em relação as marginais, mas as conversões a esquerda sobre os viadutos estarão proibidas, e quem quiser acessar marginal precisará fazer o looping de quadra, por isso, que terão sentido únicos. “Queremos que o trânsito tenha fluidez e que se minimize os congestionamentos”, salientou a presidente, complementando que a ideia é que os trabalhos serão feitos e, assim que as mudanças forem sendo implantadas, os moradores serão avisados.

Olindo Periolo

Outro problema que deve ser analisado é o aumento do fluxo de veículos que trafegam no Viaduto Olindo Periolo, que também teve registro considerável de aumentou após a liberação do trevo. Em alguns momentos também são verificadas formação de pequenas filas, já que o local também se tornou via de acesso para moradores que residem na região. O viaduto está sendo utilizado inclusive pelos motoristas que antes usavam o ‘Trevo da Portal”.

Simoni Soares reforçou que o Olindo Periolo passou a ser um ponto de mais atenção da autarquia e que já acompanha o movimento e analisa o que pode ser feito. Algumas mudanças já foram realizadas logo nos primeiros dias de novo trevo, como a extensão da Rua Presidente Getúlio Vargas, no bairro Cataratas, para dar acesso à BR-369.

Está em execução a extensão da Olindo Periollo que passará a ter duas vias e um canteiro no meio, obras que iniciaram em julho e tem prazo para ser entregue em dezembro.

A Transitar também quer ampliar a malha cicloviária ligando a Avenida Brasil à passarela de acesso do Bairro Cataratas. A medida é para que os usuários da via possam trafegar em segurança utilizando a bicicleta para fazer a travessia do Trevo.

Mais alterações no Cataratas

Ainda no Bairro Cataratas, a Rua Francisco Ignácio Fernandes, que até então estava sendo utilizada para o fluxo rodoviário, passará novamente a ter a utilização e sinalização de uma via de fluxo urbano, com mão dupla e estacionamento. Já a Rua Cirina Rodrigues dos Santos passa a ser marginal da PRC-467.

A Rua Pampulhas, do trecho entre as ruas Comil e a Guilherme Ludwig Cerioli, passa a ser mão única, com estacionamento do lado esquerdo para viabilizar a conversão de caminhões que tenham acessado pelo viaduto.  Também será retirado o estreitamento de pista da Guilherme Ludwig Cerioli para acesso à rotatória, que estrangula o fluxo para uma única via, tirando o congestionamento e facilitando o fluxo.