Quando se fala na Serra Gaúcha, as principais cidades que vem à nossa mente são Gramado e Canela.
Com diversas atrações, as duas referências são os principais alvos de buscas dos visitantes. Mini museu, rua torta, a Catedral de Pedra… Quem já visitou sabe que na hora de viajar à Serra Gaúcha, essas são paradas obrigatórias.
Porém, não só elas. Com mais de 16 municípios, a Serra vai muito além de Gramado e Canela.
Por isso, a hora de planejar a sua viagem à região sul do Brasil, anote as dicas da Tour Fácil de 5 rotas que fogem do óbvio e surpreendem na hora de conhecer a Serra Gaúcha.
Bento Gonçalves
Assim como quem vai à cidade do Rio de Janeiro precisa conhecer o Cristo Redentor, quem visita Bento Gonçalves precisa ir às degustações de vinhos.
Capital nacional do vinho, a pequena e acolhedora cidade do Rio Grande do Sul é cercada de vinícolas e linhas ferroviárias.
Por isso, é uma ótima oportunidade de andar de Maria Fumaça enquanto desfruta da vista e saboreia uma deliciosa bebida. Thalles Castro, fundador da Tour Fácil, conta que “o passeio de trem sai de Gramado e Canela com destino a Bento Gonçalves. Mas, além dessas cidades, os viajantes podem optar por um percurso com paradas. Assim, conhecem vinícolas e outras atrações durante o trajeto”.
Nova Petrópolis
Em 2010 eleita como capital do Cooperativismo, Nova Petrópolis é uma região que esbanja cultura.
Localizada a 35km de Gramado, a cidade é berço dos jardins da Serra Gaúcha. Por isso, na sua visita ao município, flores e praças cheias de cores são o que não faltam.
Nova Petrópolis foi colonizada por alemães. Assim, a arquitetura, gastronomia e os costumes são bastante característicos da Alemanha. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da Europa no Brasil – esse blog relata algumas atividades.
Perfeita para se aventurar pelas montanhas, uma atividade muito comum da cidade são as trilhas. Assim, vale a pena contratar uma agência de turismo na Serra Gaúcha para poder aproveitar ainda mais a cidade.
Garibaldi
Capital do espumante no Brasil, Garibaldi é uma cidade que não pode ficar de fora do seu circuito pela Serra Gaúcha.
Referência em conservação do patrimônio histórico, ao viajar para Garibaldi você verá diversos monumentos que contam a história do município.
Uma parada que você não pode deixar de fazer em Garibaldi é na Estrada dos Sabores. A rota conta com delícias que trazem memórias e sensações únicas ao seu passeio. Além de linda, ela também oferece a oportunidade de conhecer vinícolas, experimentar comidas típicas da Itália e desfrutar de um bom espumante.
Para conhecer Garibaldi por completo, a Tour Fácil disponibiliza um tour que compreende desde o centro histórico do município até a apreciação da vista incrível do Vale dos Vinhedos.
Cambará do Sul
Outra cidade que não podia faltar nessa lista é Cambará do Sul. Situada a 192 km de Porto Alegre, a cidade abriga o maior conjunto de Cânions da América do Sul.
Com menos de 10 mil habitantes, Cambará é um destino perfeito para quem vai viajar à Serra Gaúcha em busca de baixas temperaturas. Isso porque é considerada uma das cidades mais frias do Brasil.
Além disso, o município também é ideal para quem curte aventura, já que comporta o maior Cânion do país: o Fortaleza. Com 1240 metros acima do mar, o Cânion leva esse nome em razão dos seus enormes paredões que parecem muralhas.
“Como a visita a Cambará do Sul exige um veículo específico para aquele terreno, é importante contar com a ajuda de alguma agência de turismo da Serra Gaúcha”, explica Thalles. Assim, você evita imprevistos e garante uma viagem segura e divertida.
Para conhecer mais da Serra Gaúcha, os principais pontos turísticos e atrações, confira a plataforma e reserve seus passeios com segurança: https://www.tourfacil.com.br/.