Cotidiano

Tornados não se confirmam, mas temperaturas despencam

Na região foram registrados ventos de até 75 km/h e granizo

Toledo – A previsão de ventos que poderiam chegar aos 100 quilômetros por hora, inclusive com alerta para formação de tornados no oeste do Paraná, não se confirmou nessa sexta-feira e o registro foi de muitos raios, ventos fortes, chuva e granizo em praticamente todos os municípios da região.

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), o município do oeste a registrar rajadas de vento mais fortes foi o de Cascavel. Bem próximo ao meio-dia foram detectados ventos de 75 quilômetros por hora. Em Céu Azul, onde a Defesa Civil do Estado registrou um destelhamento, o vento alcançou 72 km/h. Em Toledo, onde foram cinco chamados contabilizados na Defesa Civil, três para residências, um em estabelecimento comercial e um para a cobertura de uma escola municipal, a velocidade máxima, segundo o Simepar, foi de 67 km/h. Equivale dizer que esse registro ocorre onde há medição feita pela estação meteorológica e que ventos mais elevados não são descartados em outras regiões de um mesmo município.

Em todo o Paraná, estas foram as únicas ocorrências lançadas no sistema da proteção e auxílio, mas nenhuma delas com gravidade. Em Cascavel a ajuda foi levada para moradores de duas residências atingidas pelo granizo, mas os danos foram superficiais. Em nenhum caso houve feridos.

O alerta para fortes temporais e risco de tornado foi dissipado no começo da tarde de ontem, quando o tempo ainda seguia instável, mas indicando que depois disso só viria mesmo chuva.

Na média, foram registrados ontem na região cerca de 20 mm de precipitação. Estas condições foram provocadas por uma forte área de instabilidade que será seguida agora por uma forte massa de ar frio que faz as temperaturas despencarem instantaneamente.

O sábado já amanhece gelado. Hoje e amanhã os termômetros amanhecem, segundo o Simepar, com 7ºC e no domingo com 2ºC em Cascavel. Em Toledo o sábado será de mínima de 7ºC e o domingo com 4ºC.

A partir de terça as temperaturas voltam a ganhar elevação com variação dos 14ºC até os 27ºC em boa parte da região.

O sol predomina até quinta da próxima semana e a promessa é de novos registros de chuva na sexta-feira. Há possibilidade, inclusive, de fortes ventos neste dia, mas o alerta máximo é de velocidade próxima dos 60 km/h para o dia 31 de agosto.

Inmet emite alerta de em todo Sul do País

O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) emitiu nessa sexta-feira (24) alerta de tempestade, chuva de granizo, risco de alagamentos, queda de árvores e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta vale para partes dos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. Segundo o Inmet, no Paraná, as regiões afetadas incluem Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e ainda as regiões oeste, centro-sul, sul e norte.

Os ventos na região podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora e as chuvas também serão intensas, com uma média entre 30 e 60 milímetros por hora. Além do alerta de tempestade, o Inmet também emitiu um alerta de queda de temperatura em todas essas regiões, com risco à saúde que vale a partir das 18h de sexta (24) até o meio-dia de sábado.

Já o Instituto Simepar contabilizou 6.010 ocorrências de raio no Estado do Paraná.