Cotidiano

Temer sanciona lei que torna Blumenau capital da cerveja e promete beber na Oktoberfest

BRASÍLIA – A sanção de Blumenau como Capital Nacional da Cerveja no Palácio do Planalto teve discurso de petista que chamou o impeachment de “golpe” e promessa do presidente Michel Temer de beber três canecas de cerveja na Oktoberfest. Na cerimônia desta quinta-feira, Temer não fez menção ao discurso da véspera, Dia da Mulher, quando disse que mulheres analisam melhor preços de supermercado.

? Ainda não tive essa alegria de ir à Oktoberfest, mas quero ver se agora, em face do convite feito, eu vou tomar umas três canecas. As canecas até recebi, mas não tomei cerveja ? discursou o presidente, que ressaltou a cerveja como “fenômeno de agregação e congregação”. A Oktoberfest foi citada por ele como exemplo de “pacificação”, termo que costuma repetir em seus discursos desde que assumiu a Presidência.

? Você não vê alguém tomando cerveja sozinho ? completou.

A cerimônia foi aberta com a fala do deputado petista Décio Lima (PT-SC), que votou contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Lima é o primeiro petista a discursar no Planalto em dez meses, desde o afastamento de Dilma. Depois do evento, em entrevista, o parlamentar reafirmou que acha que a destituição de Rousseff foi um “golpe”.

? Acho, acho (que foi golpe). Mas o amor pela cidade me impõe essa grandeza. Isso não muda nada do conteúdo do que eu acho ? afirmou Lima, autor do projeto de lei que deu a Blumenau o título de capital da cerveja. Ele foi prefeito da cidade por oito anos.

Ontem, no Dia da Mulher, Temer disse que ninguém melhor do que as mulheres para detectar flutuações de preços no supermercado. Salientou, ainda, que com a retomada econômica as mulheres poderão se dividir entre “afazeres domésticos” e o mercado de trabalho.