Cotidiano

Temer discutirá Operação Carne Fraca com ministros e frigoríficos

abertura de mercado para carne-GLK2R9G7T.1.jpgBRASÍLIA – O presidente Michel Temer fará reuniões neste domingo (19) para debater a Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17), para desarticular uma organização criminosa formada por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio, cujo objetivo era liberar produtos sem a fiscalização adequada em troca de propina.

carnenovo

A primeira reunião, às 14 horas, será com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que suspendeu sua licença após a operação ser deflagrada. O ministro vai repassar para o presidente informações sobre as investigações e o trabalho que a pasta vem fazendo desde então. Os técnicos da pasta estão trabalhando no final de semana e Blairo anunciou que fará na próxima semana rodas de conversas com embaixadores de países compradores de carne brasileira.

Após debater o tema com Blairo, Temer receberá o ministro Marcos Pereira (Desenvolvimento) e representantes dos frigoríficos. Essa agenda está marcada para as 15 horas.

O governo tem demonstrado preocupação com as consequências da investigação para as exportações brasileiras. A União Europeia já formalizou pedido de esclarecimentos e outros países fizeram a mesma solicitação de maneira informal. O discurso do ministério da Agricultura é de que o problema é pontual e que não há um risco generalizado para a população.