Curitiba O Instituto de Tecnologia do Paraná e o Instituto Butantan, de São Paulo, firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de fazer parcerias em projetos de interesse do Ministério da Saúde e do Complexo Industrial da Saúde. Com esse acordo, as duas instituições podem trabalhar em conjunto na produção de vacinas, anticorpos monoclonais e kits de diagnósticos e hemoderivados.
Pelo acordo, os dois institutos buscam formar parcerias para transferir e absorver tecnologias para o desenvolvimento de projetos na área da saúde, salienta o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix. As duas instituições unem estruturas e competências para atender as demandas de saúde pública brasileira, em especial o Sistema Único de Saúde, disse. A parceria entre os laboratórios oficiais do governo federal é um pedido feito recentemente pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que busca, com essa aproximação das instituições, dar mais eficiência à produção de medicamentos no País.
Celeridade
De acordo com Felix, acordos como o firmado com o Butantan podem dar celeridade aos processos de transferência de tecnologia por meio de projetos de parceria para o desenvolvimento produtivo, mecanismo utilizado pelo Ministério da Saúde para que laboratórios públicos produzam no País, em parceria com empresas privadas, medicamentos e produtos para a saúde, que hoje são importados. É um avanço para produzir no Brasil produtos de alto valor agregado e ainda aqueles negligenciados pela indústria farmacêutica privada, ressalta. O protocolo de intenções entre as duas instituições têm validade de 30 meses.
O Instituto
O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.