LONDRES – A seguradora britânica Standard Life anunciou nesta segunda-feira a compra do fundo de investimentos Aberdeen, também britânico, por ?£ 3,8 bilhões (US$ 4,7 bilhões), dando início a um dos maiores fundos de investimento do mundo. Ao todo, o negócio deve gerar economia anual de custos de 200 milhões à empresa.
Realizada inteiramente por meio de ações, a transação dá início à maior gestora de recursos da Inglaterra e a segunda maior da Europa, com ?£ 660 bilhões em ativos, e terá uma capitalização na Bolsa de ?£ 11 bilhões de libras (US$ 13,5 bilhões).
Apesar de o acordo ter sido apresentado como uma fusão, os acionistas da Standard Life terão 66,7% das ações grupo e, portanto, seu controle.
“Os conselhos de administração da Standard Life e Aberdeen têm a satisfação de anunciar que alcançaram um acordo para uma fusão”, informou um comunicado divulgado pelas empresas. “A fusão representa uma oportunidade excelente de potencializar a força combinada da Standard Life e do Aberdeen para criar uma empresa de categoria mundial”, completa a nota.
O presidente da Standard Life, Gerry Grimstone, vai liderar o grupo e terá como braço direito o presidente do fundo Aberdeen, Simon Troughton. A nova empresa terá nove mil funcionários em todo o mundo, mas sua sede permanecerá na Escócia.
A aliança acontece em um momento em que o setor se dirige para oferta de produtos de baixo de custo que acompanham índices, afastando-se de gestão ativa de investimentos, que cobra tarifas maiores de clientes.
Em 2016, a Standard Life teve lucro operacional de ?£ 723 milhões, e a Aberdeen teve lucro de ?£ 353 milhões.