Cotidiano

Sonda da Nasa mostra que uma das luas de Saturno tem formato de noz

cassini20170309b.jpg

RIO ? A sonda espacial Cassini continua em sua jornada de aproximação com Saturno, e imagens captadas pelas câmeras a bordo da espaçonave revelam detalhes inesperados da órbita deste gigante gasoso. Nesta quinta-feira, a agência espacial americana divulgou as melhores fotografias já tiradas de Pã, uma das luas de Saturno.

?Eu pensei quando olhei essas fotos pela primeira vez que se tratavam de ilustração, não da realidade?, escreveu no Twitter Carolyn Porco, líder da equipe de imagens da missão Cassini. ?Elas são reais! Ciência é melhor que a ficção.

As fotografias foram tiradas a apenas 24.572 quilômetros de distância do satélite natural, e mostram uma rocha com formato de uma noz. Com diâmetro de aproximadamente 35 quilômetros, Pã é uma das 62 luas de Saturno.

Para os pesquisadores, a protuberância no equador da Pã tem uma explicação. A tese é que, no passado, Pã e outras pequenas luas de Saturno eram apenas núcleos densos, com cerca de um terço do tamanho atual. Ao longo do tempo, esses pequenos núcleos abriram caminho nos anéis do planeta, coletando material.

Esse material coletado se concentrou na região equatorial, provavelmente por causa das forças de rotação dessas luas.