DAMASCO – O Exército sírio começou a retirar minas e explosivos plantados na cidade histórica de Palmira, Patrimônio Mundial da Unesco recuperado das mãos do Estado Islâmico nesta quinta-feira. Os danos causados por jihadistas nesta segunda investida podem ser menores do que se acreditou, disse o diretor de antiguidades da Síria nesta sexta-feira.
CONFIRA: O antes e depois do anfiteatro de Palmira
Segundo funcionários do regime sírio, o processo da retirada total de minas pode ser “longo e difícil” pela quantidade de explosivos colocados. Graças à cobertura aérea pesada da Rússia, o Exército e milícias aliadas do regime sírio expulsaram o grupo jihadista do local na quinta-feira, dois meses depois de tê-lo tomado durante um avanço súbito. Palmira
Diretor de antiguidades do país, Maamoun Abdulkarim disse à Reuters que um vídeo gravado em Palmira depois de a cidade ser recapturada pelo Exército sírio mostrou uma devastação menor do que os arqueólogos temiam quando surgiram imagens no início do ano que levavam a crer que o Estado Islâmico havia destruído mais monumentos.
Os temores de um novo ataque a Palmira foram causados por fotos de janeiro que mostraram que o grupo destruiu partes do Tetrápilo, um dos monumentos mais simbólicos da cidade, e a fachada do Teatro Romano, obra do século 2 d.C.
Os extremistas já haviam devastado outros locais históricos, como um arco monumental de 1.800 anos, durante sua primeira ocupação da localidade, que terminou um ano atrás.
Mas Abdulkarim disse que fotos e vídeos preliminares da cidade não revelaram quase nenhum estrago posterior àquele que já se conhecia.
? Realmente, nossos corações estavam tomados pelo medo de uma explosão completa do teatro. Pensávamos que a situação seria muito pior, que haveria erradicação, que eles (Estado Islâmico) teriam completados os crimes de sua primeira ocupação.
Ele disse que irá visitar a área em breve para fazer uma avaliação melhor, mas que “ao menos existe alguma sensação de tranquilidade depois de recebermos as fotos iniciais. A situação geral é tranquilizadora”. Parte dos danos pode ser consertada, disse.
? Exceto pela destruição prévia, o estado do teatro parece bom. Mesmo aquela seção destruída pode ser reparada. Já foi restaurada, e o será novamente.