Cotidiano

Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta na grande São Paulo

SÃO PAULO. O sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira na cidade de São Paulo e outras 38 cidades da região metropolitana da capital paulista, com uma população de cerca de 22 milhões de pessoas. Em reunião nesta terça-feira, na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os integrantes do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) aprovaram o desligamento por considerar que o percentual mínimo de 90% de domicílios da área (cluster) estão adaptados ao sinal digital, condição para o desligamento definido pela agência.

A região atingida pelo desligamento abriga 7 milhões de domicílios. Desse total, contudo, entre 350 mil e 500 mil residências devem ficar sem sinal de TV por algum tempo. Esse é o contingente de famílias atendidas por algum tipo de programa social do governo federal e que ainda não foram retirar os kits (conversor, antena e cabos) digitais.

? Algo que nos preocupa é que 10% ficarão sem sinal de TV, que geralmente são pessoas muito pobres, que têm TV de tubo e ainda não conseguiram retirar o kit ? disse Luiz Roberto Antonik, diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

De acordo com Antônio Carlos Matelletto, presidente da Seja Digital, empresa responsável pela condução do desligamento da TV analógica no país, o programa de distribuição do kit digital às famílias já atendeu a 1,1 milhão de um total de 1,2 milhão agendamentos para a retirada do equipamento.

? Temos um estoque de 700 mil conversores, que serão entregues conforme a demanda. Não está faltando conversores e o programa de distribuição nesta região vai até maio. Se houver demanda, estenderemos esse período, que pela regra são 45 dias ? disse Matelletto, que estima que somente 5% dos 7 milhões de domicílios ficarão sem sinal a partir da quinta-feira na área da grande São Paulo. ? O processo de desligamento é assim mesmo.

Para efetivar o desligamento, o ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, deverá chancelar nesta quarta-feira a decisão do Gired.