Cotidiano

Série Encontros O Globo recebe autores que passaram pela Flip

59545330_SC Paraty RJ 30-06-2016 Flip 2016 - Festa Literária Internacional de Paraty Mesa 6 -.jpgPARATY – Acabada a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty, é a hora de quem não pôde ir ao charmoso município do sul fluminense ter a chance de ver de perto algumas das estrelas que passaram pela Tenda dos Autores, espaço que recebe a concorrida programação oficial do evento. De hoje a quarta-feira, sempre às 19h, a série Encontros O Globo — Especial Pós-Flip recebe Irvine Welsh, Karl Ove Knausgard e Ricardo Araújo Pereira, na livraria Travessa do Shopping Leblon, onde os autores conversarão sobre suas obras com jornalistas do GLOBO.

O primeiro convidado, hoje, é o autor escocês Irvine Welsh, cultuado em todo o mundo desde que lançou ?Trainspotting?, em 1993, romance que rendeu o homônimo e elogiado filme de Danny Boyle três anos mais tarde. Welsh, que participou da boêmia mesa ?Na pior em Nova York e Edimburgo? ao lado do agente literário e escritor americano Bill Clegg, do autobiográfico ?Retrato de um viciado quando jovem? (Companhia das letras) fala sobre sua trajetória de seu novo livro, ?A vida sexual da gêmeas siamesas? (Rocco), com o repórter e crítico de cinema do GLOBO André Miranda. Na obra, que critica a futilidade da sociedade de consumo, Welsh, que vive nos EUA, deixa a fria capital escocesa de seus maiores sucessos para ambientar a história em Miami.

Links Flip mesas sábadoAmanhã é a vez de Leonardo Cazes comandar um bate-papo com o fenômeno norueguês Karl Ove Knausgard, que acaba de lançar no Brasil ?Uma temporada no escuro? (Companhia das Letras), quarto volume da série ?Minha luta?, colossal romance autobiográfico de mais de três mil páginas no qual o escritor narra sua vida. Um dos nomes mais concorridos da Flip, Knausgard hipnotizou o público durante a sua lotada mesa, na qual falou sobre sua paixão inabalável pela literatura e comentou as intimidades e confidências presentes em seus livros, como sua tardia iniciação sexual e a relação de amor e ódio com seu pai, tema que culminou na escrita de ?Minha luta?.

Na quarta-feira, a jornalista Mariana Filgueiras conversa com o humorista português Ricardo Araújo Pereira, que fala do novo “A doença, o sofrimento e a morte entram num bar” (Tinta da China Brasil), sobre a escrita do texto de humor. Na Flip, o RAP, como é conhecido em Portugal, foi ovacionado na mesa ?Mixórdias de temáticas?, mediada por Gregório Duvivier, um fã declarado, que também contou com a participação da roteirista e escritora paulistana Tati Bernardi. As senhas serão distribuídas uma hora antes dos encontros. A entrada é gratuita.