Buscando projetos de inovação para o desenvolvimento de produtos e processos inteligentes, o Senai Paraná, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Senai Nacional lançaram a Chamada Paranaense de Inteligência Artificial. Ao todo, R$ 3 milhões serão destinados ao financiamento dos projetos, que serão realizados por meio da formação de competências e aplicação de técnicas de inteligência artificial.
“Precisamos de avanço tecnológico na indústria e a inteligência artificial é uma dessas possibilidades. Com esse aporte as empresas podem usufruir de projetos com um objetivo ainda maior, que é desenvolver mão de obra qualificada nessa área. É uma tecnologia inovadora e isso nos deixa muito satisfeitos com o aporte financeiro que estamos fazendo”, diz o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Além dos projetos, profissionais graduados também serão capacitados para o uso da tecnologia de inteligência artificial e aplicação de técnicas de machine learning, com foco na resolução de problemas industriais. Por meio da chamada, empresas de diferentes setores industriais poderão ter acesso a aplicações práticas de tecnologias em inteligência artificial para toda cadeia de valor da empresa. A ideia é que o projeto traga novas soluções e tecnologias para as indústrias.
“As técnicas de inteligência artificial têm um enorme potencial para melhorar produtos, processos e impulsionar a produtividade de negócios”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.
Como participar
O Senai Paraná está aberto à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos. Para isso, é necessário enviar a ideia pelo site, seguindo as normas e cronogramas específicos do edital. O processo de seleção das Indústrias Proponentes acontece por ordem de inscrição, considerando os recursos e cotas disponíveis, os documentos enviados e a aderência das propostas aos temas da Inteligência Artificial.
As empresas e profissionais residentes podem se inscrever em senaipr.org.br/inteligenciaartificial.
(Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)