Discussão faz parte da campanha Coração Azul cuja programação iniciou no dia 22 de julho
Foz do Iguaçu – Foi aberto na noite de terça-feira no auditório do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, o Seminário Internacional da Tríplice Fronteira: com o tema da Campanha da Fraternidade 2017 e Tráfico de Pessoas e Ações de Sensibilização e Prevenção, reunindo autoridades que atuam no setor do Brasil, Argentina e Paraguai.
O objetivo do seminário é integrar os três países no combate ao tráfico de pessoas. O seminário é realizado pela Cáritas, Unioeste e Fórum Permanente de Combate ao Tráfico de Pessoas e termina hoje após três dias de discussão, apresentação de trabalhos e troca de experiências, com a palestra da doutora Silvia Lilian Ferro da Unila e aprovação da carta de intenção do seminário.
O bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vergini, comentou sobre o tema na abertura do seminário. “Junto devemos combater esse tumor que aflige a sociedade, nossas familias, as nossas vidas. Nosso objetivo é combater as pessoas corruptas. O coração corrupto é o pior flagelo social. Gera problemas de crimes extremamente graves”, referindo-se ao tráfico de pessoas.
A programação faz parte da Semana Coração Azul, de Mobilização de Combate ao Tráfico de Pessoas – evento com uma série de atividades programadas para acontecer em diferentes pontos de Foz do Iguaçu, com o objetivo de chamar a atenção para o problema. A programação iniciada no sábado (22) termina em 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A programação inclui ainda as intervenções teatrais do grupo Jovens com uma Missão (Jocum) e a exibição de depoimentos de vítimas de tráfico por meio de óculos de realidade virtual, que mostra os vídeos em 360 graus no próximo sábado (29), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). As mesmas intervenções aconteceram em vários locais da cidade, durante a semana. O aplicativo que reúne as histórias é uma iniciativa da ONG 27 Million e do projeto Awake de Realidade Virtual, com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Foz do Iguaçu e da Itaipu.
Coração Azul
O objetivo da campanha Coração Azul é encorajar a participação das pessoas e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de humano. O azul foi escolhido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) por representar a liberdade e, ao mesmo tempo, a tristeza das vítimas.
No Brasil, a campanha foi lançada em maio de 2013, com o lema “Ajude a combater esse crime: liberdade não se compra. Dignidade não se vende”. Uma das preocupações do País é alertar e prevenir que mais mulheres, especialmente, sejam vítimas do tráfico internacional de pessoas.
Além do tráfico humano, a campanha tem como missão a prevenção e o combate ao trabalho análogo ao de escravo, à servidão doméstica, à remoção de órgãos e à adoção ilegal.