SÃO PAULO ? Em nota, o juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento dos casos da Operação Lava-Jato em primeira instância, afirmou estar ?perplexo? com a morte do ministro Teori Zavascki. Moro ainda disse que, não fosse a atuação de Teori no Supremo Tribunal Federal, a Operação Lava-Jato não existiria.
?Foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava-Jato?, escreveu Moro.
O juiz ainda afirmou que espera que o legado do ministro Teori Zavascki não seja esquecido.
Em outra nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) também lamentou a morte de Teori Zavascki. Segundo a associação, Zavascki vinha conduzindo com exemplar firmeza e seriedade os processos da Operação Lava-Jato. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), com profundo pesar, lamenta a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, em um trágico acidente aéreo nesta quinta-feira,19.
?Que recebam a família, amigos e o STF condolências e solidariedade de todos os procuradores da República?, disse a ANPR.
Confira a nota do juiz Sérgio Moro na íntegra:
?Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava-Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.?
FORÇA-TAREFA LAMENTA MORTE
A força-tarefa da Operação Lava-Jato lamentou o falecimento do ministro Teori Zavascki, relator dos processos ligados à operação no Supremo Tribunal Federal. Os procuradores elogiaram a trajetória profissional de Zavascki, que além de Ministro do Supremo Tribuna Federal, também atuou como Ministro do Supremo Tribunal de Justiça e professor de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
?O ministro Zavascki teve uma trajetória profissional marcada pela lisura e pela seriedade. Sua atuação firme na relatoria da operação honrou o Supremo e foi um louvável serviço prestado ao país?, afirmaram os procuradores.