WASHINGTON – Seis montadoras anunciaram nesta quinta-feira recall de quase 2,5 milhões de veículos nos Estados Unido. Os automóveis têm problemas em infladores de airbags produzidos pela japonesa Takata.
Os recalls incluem 1,9 milhão de utilitários esportivos e picapes da General Motors, além de 217 mil veículos da Volkswagen, 200 mil da Daimler, 92 mil da BMW, 54 mil da Jaguar Land Rover.
No total, 15 montadoras anunciaram recalls recentes envolvendo 16,4 milhões de veículos nos EUA desde a semana por causa da decisão da Takata em maio de declarar como defeituosos mais 35 milhões a 40 milhões de infladores até 2019.
Os defeitos em airbags Takata levou a pelo menos 10 mortes ao redor do mundo. De acordo com pesquisadores liderados por uma equipe da Orbital ATK, empresa que produz sistema de foguetes de propulsão, a causa da falha do componente está relacionada a mais de 100 acidentes e se explica por questões de design e fabricação; exposição à umidade e uso de nitrato de amônia, uma substância química volátil.