Cotidiano

Seis modelos de cadeirinhas e bebês-conforto passam em teste de segurança

bebe cosco moove.jpgRIO ? O bebê-conforto Cosco Moove registrou o melhor desempenho nos testes de impacto frontal e lateral realizados pela Proteste Associação de Consumidores e o primeiro produto vendido na América Latina a receber cinco estrelas na avaliação de segurança. O produto, fabricado pela Dorel Juvenile Brasil, é inclusive mais barato que cadeirinha com pior avaliação, a Lenox Caracol com base, que não se saiu bem no teste de colisão lateral. No teste da Lenox Caracol com base, a cabeça do boneco usado como modelo de passageiro, se chocou contra a porta do carro. Houve ainda forte aceleração da cabeça e do tórax. Quando avaliado sem a base instalada, o Lenox Caracol foi considerado ruim, assim como o modelo da Burigotto, a cadeira para auto Touring Evolution SE. De acordo com a Proteste, foram testados dispositivos de retenção infantil do grupo 0+ (para crianças de até 13quilos) também conhecidos como bebê-conforto ou cadeirinha de bebê.

segurança infantil 02-12

Mesmo com as falhas em alguns produtos, a associação de defesa do consumidor destaca que é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há quatro grupos de cadeirinhas, e o que importa, na hora da compra, é a indicação de peso e altura da criança a ser transportada.

Teste a teste

O teste de colisão frontal é o primeiro ao qual as cadeirinhas são submetidas. Ele simula uma colisão a 64 km/h em um Golf. Os modelos Cosco Moove, Prime Baby Journey e Lenox Caracol (sem base) foram considerados muito bons nessa avaliação. Foram seguidos pelo Lenox Cozycot, Burigotto Touring Evolution SE e Tutti Baby Nino, que receberam conceito bom. Já o bebê-conforto Lenox Caracol, quando avaliado com a base instalada, obteve resultado apenas aceitável no teste de impacto frontal. Isso sem falar que a base ficou danificada após a colisão.

Na sequência, as cadeirinhas passaram pelo teste de impacto lateral, em uma simulação a 28 km/h. Essa avaliação não é exigida para obtenção do selo do Inmetro. Mas, para a Proteste, ela é fundamental.

Os modelos Lenox Cozycot e Tutti Baby Nino tiveram desempenho aceitável. As melhores notas no teste de impacto lateral ficaram com Cosco Moove, tido como muito bom, e Prime Baby, que recebeu conceito bom.

Na avaliação total de impacto, o bebê-conforto Cosco Moove apresentou os melhores resultados e é o primeiro caso de uma avaliação cinco estrelas de um modelo vendido na América Latina. Em seguida, os bebês-confortos Prime Baby Journey e Lenox Cozycot atingiram conceito bom. Os modelos Burigotto Touring Evolution SE, Tutti Baby Nino e Lenox Caracol (sem base) tiveram avaliação geral de impacto tida como aceitável. Já o modelo Lenox Caracol com base teve o pior resultado, sendo considerado muito ruim. Este produto só é vendido no Brasil com a base, portanto, não indicamos sua compra. Caso o consumidor já tenha comprado este produto, a Proteste orienta a usá-lo sem a base quando instalado no seu carro.

Falhas nas informações aos usuários

De forma geral, dos manuais avaliados, apenas o do Burigotto Touring Evoltion SE foi considerado aceitável, todos os outros foram considerados ruins. O manual da Burigotto apresenta texto de boa qualidade e de bom tamanho. As figuras são claras e os pontos importantes são destacados em vermelho. Ele peca por não apresentar instruções de limpeza, o que é exigido pela norma técnica. Em relação aos dados da etiqueta, faltam informações de segurança e de orientações que facilitem a correta instalação do dispositivo. Por isso, todos foram considerados muito ruins.

A cadeirinha Prime Baby Journey é a única que traz a etiqueta de alerta para a não instalação do produto em assentos equipados com airbag, mas ela está em inglês. Essa informação é essencial, uma vez que, em caso de colisão, o airbag pode sufocar a criança. E lembre-se: a cadeirinha nunca deve ser instalada no banco do carona. E os modelos do Grupo 0+ as crianças devem ser posicionadas de frente para o banco traseiro.

image001 (5).jpgNo Lenox Caracol, há a informação de que o bebê-conforto deve ser instalado do lado direito ou no centro do assento traseiro. Porém, não alerta que a instalação no centro só deve ser feita em carros com cinto de três pontos.

No Lenox Cozycot, não há recomendação para evitar que as tiras do cinto do carro fiquem torcidas. E esse é um dos erros mais comuns durante a instalação. É preciso ainda tensionar devidamente o cinto do carro antes de usar a cadeirinha, para que ela se mantenha firme no assento.

O que dizem as empresas

A Tutti Baby Afirma que sempre prezou pela segurança de seus produtos, característica aprovada no teste realizado pela Proteste, e que o modelo de bebê conforto da marca segue rigorosamente a norma brasileira NBR 1440.

?Todos os itens foram avaliados e aprovados pelos órgãos reguladores antes de chegarem ao consumidor. O modelo conta com ajuste central do cinto de segurança de cinco pontos, concha arredondada para balanço e é fabricado em plástico de engenharia, que dá à peça leveza e resistência?, diz um comunicado da empresa.

Sobre a comunicação do produto, além do manual de instruções, a Tutti Baby diz contar com vídeos explicativos em seus canais on-line e redes sociais, sempre à disposição para eventuais esclarecimentos. Os consumidores ainda podem encontrar todas as informações das quais precisam no site da Tutty. E informa ainda que a equipe de desenvolvimento da companhia, apesar de não ter acesso à metodologia dos testes realizados, irá avaliar com atenção todos os itens descritos pela Proteste.

A Burigotto S.A. Indústria e Comércio, por sua vez, esclarece que seu produto, a cadeira para auto Touring Evolution SE, é um produto seguro, que atende a todas as exigências de segurança das normas e regulamentos existentes no Brasil, sendo testado e aprovado consecutivamente por vários anos de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 14400. A empresa informa ainda que irá entrar em contato com a Proteste para a devida comprovação de que o produto atende às normas acima citadas.

A Dorel Juvenile informa que todas as cadeiras da marca ? marcas Cosco, Voyage, Infanti, Safety 1st e Maxi-Cosi ? são desenvolvidas e produzidas dentro de rígidos padrões de segurança e conforto. Para as cadeiras distribuídas no Brasil, seguimos a norma NBR 14.400, mas em muitos quesitos o padrão interno da empresa excede as exigências da norma nacional.

?O resultado do teste reflete o cuidado e exigência que temos com todos os nossos produtos. Porém, é importante ressaltar que a Proteste utiliza metodologia própria para a avaliação de produtos, e não tem como base os mesmos critérios exigidos para que um produto seja certificado e tenha o selo do Inmetro. Sobretudo, os aspectos subjetivos das avaliações da Proteste, por vezes, são questionáveis ?, diz a Dorel, em nota.

Apesar de várias tentativas, não foi possível contato com os representantes pela Prime Baby e Kiddo/Lenox.