BRASÍLIA – O secretário-adjunto do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou na tarde desta sexta-feira que a população tem de ficar tranquila em relação à fraude da carne. Ele informou ainda que o órgão afastou 35 servidores envolvidos na fraude da carne, exposta pela Operação Carne Fraca. Serão abertos processos administrativos contra esses funcionários públicos.
? O que nós queremos dizer para a população é que fique tranquila. Nosso sistema é um dos mais avançados do mundo ? falou o secretário em entrevista coletiva, que alertou as pessoas devem ficar atenta aos aspectos da carne como cor, cheiro e consistência.
Novacki ponderou que um grupo muito pequeno de servidores foi suspenso. E lembrou que o quadro do ministério é de 11 mil servidores. Eles tiveram o acesso aos sistemas bloqueados logo cedo.
? É necessário fazer uma limpeza. É necessário separar o joio do trigo ? disse, completando:
? Não basta ser íntegro e ser correto, tem de parecer íntegro e correto.
A operação detectou, em quase dois anos de investigação, que superintendências regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público.