OROVILLE, Califórnia ? Uma ordem de esvaziamento de emergência foi emitida para cerca de 180 mil pessoas que vivem nas proximidades da represa Oroville, no norte da Califórnia. De acordo com o Departamento de Recursos Hídricos do estado, a barragem, a mais alta do país, corre o risco de romper após a abertura de um buraco no vertedouros. LINKS CALIFORNIA
?Está ordenada a evacuação imediata das regiões baixas em Oroville e em áreas rio abaixo?, informou a polícia do condado de Butte, pelas redes sociais. Pelo Twitter, o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia informou às 22h30 deste domingo, pelo horário de Brasília, que o vertedouro perto da represa estava ?previsto para falhar dentro das próximas horas?.
Contudo, as medidas de emergência parecem ter surtido efeito, já que a represa ainda não rompeu. Equipes estão usando helicópteros para despejar rochas para preencher um imenso buraco, enquanto autoridades liberavam o excesso de água para reduzir o nível do lago após semanas de fortes chuvas, numa região conhecida pela seca. californiavideo
A represa ficou a menos de dois metros de seu limite na sexta-feira, após autoridades iniciarem a liberação emergencial de água um dia antes. Tudo começou quando os engenheiros notaram que estavam faltando pedaços de concreto no vertedouro.
Cerca de seis horas após o primeiro alerta, autoridades informaram que o perigo imediato havia passado, já que a água já não mais passava pelo buraco no vertedouro. Mas eles alertaram que a situação continuava imprevisível.
? Uma vez que o dano acontece numa estrutura como essa, é uma catástrofe ? disse o diretor do Departamento de Recursos Hídricos, Bill Croyle, acrescentando que ?a integridade da represa não foi impactada? pelo vertedouro danificado.
Sobre a ordem de esvaziamento, Croyle afirmou que se tratou de uma medida ?difícil?, mas ?correta?.
O temor era que um buraco que estava se formando num dos vertedouros pudesse comprometer a estrutura, colocando em risco milhares de vidas. As autoridades temiam que o rompimento da barragem liberasse uma parede d´água com 10 metros de altura em Oroville, ao norte da capital Sacramento.
A ordem de retirada atingiu 188 mil pessoas em Oroville, Yuba, Butte, Marysville e comunidades próximas. Centros de evacuação foram montados em Chico, a cerca de 30 quilômetros de Oroville. As principais rodovias da região ficaram completamente congestionadas.
A represa Oroville é a mais alta dos EUA, com 230 metros de altura, superando a represa Hoover por mais de 12 metros. Ela foi construída entre 1962 e 1968, e é a primeira emergência desse tipo.