Cascavel – Em entrevista coletiva no fim da tarde dessa quarta-feira (5), o secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, fez um alerta à população para a manutenção dos cuidados e das medidas de segurança neste fim de semana, em que se comemora o Dia dos Pais. “Reforcem os cuidados. O Dia dos Pais não pode ser o dia da retomada dos casos. Estamos em uma situação mais confortável, com o número de casos em queda em Cascavel, mas isso não pode ser motivo para deixar os cuidados de lado. A pandemia não acabou”, ressalta.
Thiago lembra que, em maio, os números mostraram um crescimento considerável de casos, pois muitas pessoas foram infectadas no fim de semana em que foi comemorado o Dia das Mães.
A coletiva foi convocada para explanar a “linha do tempo” da pandemia em Cascavel, com as respectivas ações adotadas e a evolução dos casos. Ao enaltecer as cinco semanas de queda, o secretário foi questionado se a cidade já passou o pico da doença, mas Thiago disse que é cedo para afirmar, e alertou para um possível aumento na próxima semana, quando completam 14 dias do fim do decreto estadual e início do municipal, que flexibilizou as regras e permitiu a reabertura de diversos setores, inclusive a retomada de eventos.
Voltou a criticar as especulações que Cascavel parou de testar e que por isso tem menos casos, garantindo que os critérios para os exames continuam sendo seguidos.