Cascavel – Na madrugada de ontem, foi realizada uma captação de órgãos no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná). A família da cidade de Corbélia aceitou que os órgãos do paciente fossem doados. O paciente de 57 anos teve um AVC que evoluiu para morte encefálica e foi possível a retirada dos rins e fígado para doação.
Uma equipe do Hospital Angelina Caron, de Curitiba, veio até Cascavel para realizar o procedimento e os órgãos foram imediatamente levados para o aeroporto e encaminhados para Curitiba. Na capital, os órgãos passarão por exames de compatibilidade e então serão encaminhados para a realização do transplante.
A cirurgia teve início por volta das 5 horas da manhã e terminou em torno das 7h30. Tudo transcorreu bem.
A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HUOP, Cristiane Costa Becker, enfatiza a importância da doação destes órgãos e de avisar a família. Nós sempre salientamos para a população que se diga para a família sobre a vontade se ser um doador, pois apesar de ser um momento de dor, de perda, é a família que vai permitir ou não essa doação. Por isso converse com sua família e expresse a vontade de doar pois isso vai beneficiar outras pessoas.