O governador Beto Richa vai reunir no próximo dia 16, em Curitiba, os prefeitos paranaenses para oficializar o repasse de R$ 400 milhões referentes a cota extra de ICMS aos municípios. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, adiantou nesta terça-feira, 3, o convite de Richa aos prefeitos. O encontro será às 15h no Palácio Iguaçu.
Isto é fundamental para recuperar capacidade de pagamento das prefeituras, disse Richa em 1º de janeiro quando anunciou o repasse. Curitiba deve ficar com R$ 60 milhões. Os valores de cada uma das 399 cidades do Paraná estão sendo fechados pela Secretaria da Fazenda. “Os prefeitos estão assumindo os municípios em situação econômica adversa. O Estado vai apoiar a todos com recursos, obras e projetos”, disse.
Richa reforçou o compromisso de trabalhar em parceria com os prefeitos. Essa união de esforços ajuda em um momento de crise financeira para enfrentarmos e vencermos os desafios, completou.
O governador destacou que os novos prefeitos vão ter muitos desafios em meio a uma recessão sem precedentes. Muitos Estados não conseguem pagar salários. O Paraná, porém, navega em direção a um porto seguro. Fizemos a lição de casa, com o ajuste e hoje temos a melhor situação fiscal do País, destacou.