Cotidiano

Resultados do Pisa são uma ?tragédia?, diz ministro da Educação

62994673_BSB - Brasília - Brasil - 28-11-2016 - PA- A comissão mista responsável pela análise da me.jpg

BRASÍLIA ? O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou o desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), maior pesquisa global de educação, como uma ?tragédia? e afirmou que as políticas públicas voltadas para o ensino nos últimos anos fracassaram. O ensino brasileiro está entre os piores do mundo, segundo a pesquisa.

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? Ninguém pode imaginar que o resultado é positivo. Confirma o diagnóstico de que, apesar de termos multiplicado por três o orçamento em 13 anos, o desempenho ficou estagnado ou até retrocedeu. Isso é uma tragédia, uma situação pra lá de crítica. O Brasil está em uma situação cada vez mais crítica do desempenho ? disse o ministro.

Mendonça Filho destacou quatro pontos que considera chave para melhorar o desempenho do Brasil no ranking mundial de educação: reforma do ensino médio, investimento em educação básica e na alfabetização, criação da base curricular comum nacional e formação de professores. Ela diz que conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para pedir que a votação da reforma ocorra no máximo até a semana que vem.

? As nossas ações serão prioritárias para alfabetização, porque os alunos chegam ao ensino médio com acúmulo de deficiências muito grave. Uma segunda ação muito importante é a formação de professores. Nós queremos redesenhar a política de formação de professores, envolvendo estados e municípios como protagonistas. Estamos concluindo a base nacional comum curricular, que vai possibilitar aos estados e municípios ter um foco no conteúdo, homogêneo, e que ele seja mais efetivo do ponto de vista de aprendizado, além da reforma do ensino médio ? explicou.

Este ano, a ênfase do Pisa foi para ciências. Nesta disciplina, a nota do Brasil caiu de 405, em 2012, para 401, o que deixou o país em 63º lugar do ranking. Em leitura, o rendimento dos estudantes brasileiros teve queda de 410 para 407 pontos, ficando na 59º colocação. Já a nota de matemática caiu de 391 para 377, o que deixa o Brasil em 65º da lista do Pisa na disciplina.

O ministro reconheceu que o acesso à educação, os números da evasão e o fluxo do aprendizado melhoraram nos últimos anos mas disse que isso não veio acompanhado de maior qualidade na educação. Segundo ele, houve uma inversão de prioridades, aumentando os investimentos na educação superior e não em educação básica.