Anahy Dois nomes bastante conhecidos no município disputam a sucessão do petista Joacir Lazzaretti em Anahy. Os dois são professores de carreira, mas com forte participação na história pública local, Carlos Reis (PSC) e Waldemar Bosi (PMDB). O vice do primeiro é o enfermeiro Odair Miranda e na chapa de oposição a opção foi por Ronaldo de Freitas.
Carlos Reis nasceu em Cascavel e mora em Anahy há 50 anos. Ele é casado e pai de três filhos. Com formação em História, lecionou por quase dez anos. Depois, passou a participar das administrações públicas locais. Na primeira gestão de Anahy, no início dos anos de 1990, ele foi diretor de Cultura. Carlos chegou a concorrer a prefeito contra o atual, Joacir, de quem é atualmente o vice.
Candidato que concorre com o apoio do PSC, PSDB, PP, PT, PPS e PR, Carlos entende que os gestores públicos precisam, diante dos desafios atuais, gerir com eficiência, contar com o comprometimento e a dedicação dos servidores e com foco em resultados. Vou alicerçar minha gestão no respeito, no trabalho e no planejamento. Só assim, diante da escassez de recursos, para fazer frente a todas as exigências da comunidade.
Natural de Pato Branco e desde 1971 em Anahy, Waldemar Bosi é professor aposentado e começou na vida pública em 1982 como vereador. Na época, Anahy ainda pertencia ao município de Corbélia. Com a emancipação, ele foi o primeiro prefeito, função que voltaria a ocupar em outras duas ocasiões, nas gestões a partir de 2000 e de 2004. Na majoritária, o PMDB vai de chapa pura. A coligação ocorre apenas na proporcional com os seguintes partidos: PDT, PSL, Rede e Solidariedade.
Caso eleito em 2 de outubro, Waldemar Bosi pretende priorizar três áreas – saúde, educação e agricultura. Diante de receitas cada vez menores, um dos desafios dos prefeitos é de manter a máquina ativa, eficiente e, principalmente, enxuta. Não há margem para erro. Casado, pai de dois filhos e avô de duas netas, o candidato pretende investir forte em especialidades médicas, na implantação do ensino em tempo integral na rede municipal de ensino e no fortalecimento dos resultados da agricultura.