LONDRES – A francesa Airbus informou neste domingo que o Escritório de Fraudes Graves do Reino Unido, órgão do país que analisa casos complexos de fraude e corrupção, abriu uma investigação criminal contra a fabricante de aviões. A empresa é acusada de fraude, suborno e corrupção em contratos de consultorias prestadas a sua unidade de aviões comerciais.
O caso foi descoberto pela própria Airbus em uma auditoria interna. A empresa já havia sinalizado às autoridades britânicas e a agências europeias de crédito à exportação que havia identificado ?declarações falsas e omissões? em contratos que envolviam pedidos de financiamento à exportação para seus clientes.
Este ano, autoridades bitâncias já haviam suspendido créditos à exportação para a Airbus, devido a discrepâncias em declarações feitas pela companhia sobre o uso de intermediários na venda de jatos. Agências de fomento da Alemanha e da França também suspenderam financiamento à compra de aviões da Airbus por clientes no exterior.
A empresa de pesquisa Jefferies Equity Research estima que as agências de fomento à exportação forneceram crédito a 7% das compras de jatos da Airbus em 2015. As empresas de leasing respondem por 45% das compras e as empresas aéreas, 40%
A Airbius disse que está cooperando com a investigação.