Cascavel – A partir do ano que vem a região oeste vai contar com um CAS (Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos). O espaço será dedicado a capacitação de profissionais que trabalham com a educação de deficientes auditivos, como tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e professores surdos e ouvintes.
A unidade será instalada em Cascavel, no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, no Bairro Brasília, e vai abranger os NREs (Núcleos Regionais de Educação) de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo. “É um grande avanço para os profissionais que terão apoio do centro para aprimorar ainda mais o conhecimento. Os cursos ofertados no centro serão direcionados aos profissionais da rede estadual, mas qualquer profissional ou pessoa que tenha formação em libras pode ter acesso. O centro vai capacitar e certificar esses profissionais”, explica a coordenadora do centro de Educação Especial e Inclusão do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, Maria Regina Tomadon.
Hoje, é necessário que os profissionais se desloquem até os Centros de Curitiba ou Guarapuava.
Qualidade de ensino
Para a professora Clescir Gonzatto, que, além de atuar como intérprete em dois colégios da rede estadual de Cascavel e região, tem um filho deficiente auditivo, os benefícios do CAS serão muitos: “Eu aprendi a língua de sinais logo que descobri que meu filho Andryon era surdo, hoje ele tem 13 anos. Mas há três anos consegui a certificação e atuo como intérprete também. Ter o CAS aqui perto vai ser muito importante para nós, profissionais, que vamos ter acesso a capacitação e melhorar nosso trabalho. Mas quem vai ganhar mesmo são os alunos, assim como meu filho, que frequenta o ensino fundamental. Os pais dos alunos também vão aproveitar essa melhoria havendo uma comunicação mais direta entre professor e aluno”, comemora Clescir.
A expectativa é de que, com a implantação do Centro, o número de intérpretes com certificação e aptos para atuar aumente de forma considerável em toda a região.