Cotidiano

Recuperação do grau de investimento seria 'coroamento' para governo, diz Jucá

BRASÍLIA – Um dia depois de a agência de risco Moody’s alterar a perspectiva da nota de crédito do Brasil de negativa para estável, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse acreditar que o governo Michel Temer pode chegar ao fim com a recuperação do grau de investimento. Para ele, isso seria um “coroamento” do trabalho que o governo vem fazendo na economia. Ele acredita também que o governo pode chegar ao final do ano com um quadro “completamente estabilizado”.

? O prazo do governo Michel Temer é um prazo curto, nós temos pressa. Ontem melhorou o rating brasileiro e nós podemos, se fizermos tudo certo, chegar ao final do governo com recuperação do investment grade, que seria o coroamento de todo um trabalho de estruturação do país – disse o presidente do PMDB:

? Tem muita coisa para fazer, não vamos parar, estamos confiantes e achamos que estamos no caminho certo ? completou.

O grau de investimento é uma espécie de selo que classifica um país como seguro ou não para investidores e se ele é ou não um bom pagador. O Brasil tinha grau de investimento em 2008, mas com a piora das contas públicas e perspectiva de baixo crescimento, perdeu o selo em 2015.

Jucá ressaltou que o governo vai conseguir aprovar as reformas que tramitam no Congresso, sendo a principal delas a da Previdência, e disse que, com estabilidade, o país tem um dos principais potenciais para atrair investimentos.

? O Brasil, se tiver estabilidade, é um país extremamente atrativo para investimentos nacionais e internacionais, e isso repercute na geração de empregos.