Cotidiano

Raúl Castro critica muro na fronteira e política comercial de Trump: ?Egoísta?

HAVANA ? O presidente de Cuba, Raúl Castro, emitiu duras críticas ao novo chefe da Casa Branca, Donald Trump, e às polêmicas políticas que vêm sendo adotadas no seu governo. Sobretudo, o líder da ilha caribenha atacou a promessa do republicano de construir um muro na fronteira mexicana, a que chamou de irracional, e as suas políticas comerciais egoístas, nas suas palavras. Os dois países passam por um longo e complexo processo de reaproximação iniciado pelo ex-presidente Barack Obama; no entanto, as relações entre Castro e Trump já se mostram bem mais frágeis.

Para o líder cubano, o fluxo migratório que chega aos EUA se intensifica pela desigualdade e pela pobreza, provocadas por um sistema econômico internacional injusto. Por isso, disse que a proposta de construir um muro na fronteira sul do território americano é uma política contra todos os latinos, e não apenas os mexicanos.

? A nova agenda do governo dos EUA ameaça desencadear uma política comercial extrema e egoísta que vai afetar a competitividade do nosso comércio exterior, violar acordos ambientais e caçar e deportar imigrantes ? disse Castro em seu primeiro discurso crítico sobre o novo presidente americano. ? Você não pode conter a pobreza, as catástrofes e os imigrantes com muros, mas sim com cooperação, compreensão e paz.

No mês passado, a Casa Branca disse que estava revisando as políticas dos EUA para Cuba. Em seu governo, Obama passou ordens executivas para aliviar sanções contra a ilha caribenha e garantir o degelo entre as duas nações após mais de 50 anos de tensões. No entanto, o embargo econômico só poderá ser completamento levantado pelo Congresso em Washington, que é controlado por republicanos.