Cotidiano

Quinhentos imigrantes forçam barreira de Ceuta e entram na Espanha

64936085_African migrants react as they arrive at the CETI the short-stay immigrant centre after cro.jpg

MADRI ? Centenas de imigrantes conseguiram ultrapassar na madrugada desta sexta-feira a barreira que cerca o pequeno território espanhol de Ceuta, no Marrocos, e entrar na Espanha, anunciaram o serviço de emergência e a Guarda Civil. A confusão deixou algumas pessoas feridas, entre imigrantes e agentes de segurança.

“A Guarda Civil calcula que 500 pessoas teriam conseguido entrar na cidade”, anunciou o serviço de emergência no Twitter.

Na noite do Ano Novo, houve outra tentativa de entrada em massa, quando mil imigrantes forçaram a barreira de seis metros de altura que cerca Ceuta. Na ocasião, no entanto, não tiveram sucesso.

Imagens gravadas pelo jornal local “Faro de Ceuta” mostram grupos de dezenas migrantes caminhando eufóricos pelo território espanhol, que fica às margens do Mediterrâneo.

O serviço de emergência informou no Twitter que a Cruz Vermelha atendia quase 400 pessoas, levadas para o centro de retenção administrativa de Ceuta.

O enclave, reivindicado pelo Marrocos, constitui, junto com Melilla, a única fronteira terrestre entre África e Europa. O local é um ponto de passagem para imigração clandestina procedente da África Subsaariana ou do Magreb.

A vigilância da fronteira e o controle das passagens entre os países são de responsabilidade das forças espanholas e marroquinas.