Cotidiano

Quando a experiência profissional começa na sala de aula

Conquistar espaço no mercado de trabalho é um dos principais desafios de um aluno recém-formado. O Senac RJ já tem tradição em aproximar alunos das empresas, ao derrubar essa barreira com o inovador Laboratório de Prática Profissional (L2P). A iniciativa L2P permite que estudantes da instituição apresentem projetos para grandes marcas em diferentes áreas de atuação.

Criado há três anos, o L2P nasceu com o objetivo de revelar a capacidade e o talento dos alunos do Senac RJ aos profissionais de mercado. A experiência já é uma referência nos cursos técnicos na área de Moda oferecidos pela instituição.

L2P Moda matéria 2.png? As marcas participam desde o início, logo na primeira reunião de projeto. Elas apresentam posicionamento, público-alvo, últimas coleções, enfim, o DNA da marca. Depois disso, quem conduz a turma é o instrutor. É com o apoio desse profissional que os estudantes desenvolvem a identidade visual, a estratégia de compra e o marketing de moda voltados para aquele cliente específico, explica Sandramor Ferreira, coordenadora da área de Moda.

Durante três meses, os alunos desenvolvem o projeto e conhecem a marca a fundo, visitando as fábricas onde os produtos são confeccionados. Ao final do curso, os alunos desenvolvem uma coleção com um look completo, que será apresentada ao cliente ? proprietário ou coordenador de estilo da marca. O feedback desse profissional experiente faz toda a diferença no aprendizado do aluno:

? Trabalhamos com grandes marcas e também com aquelas em ascensão. A Parceria Carioca, aqui do Rio, por exemplo, aproveitou a identidade visual criada por um de nossos estudantes e a utilizou em sua vitrine na loja da Gávea. Outros alunos se tornaram colaboradores da marca ?, acrescenta a coordenadora Sandramor.

Confira também: Inovador, mercado digital exige novo perfil profissional

A confecção esportiva Ranc foi outra empresa que se beneficiou da experiência promovida pelo L2P do Senac RJ. Segundo Amanda Malta, gerente de produção da marca, os alunos da instituição superaram as expectativas:

? A proposta era criar uma coleção inspirada nos Jogos do Rio 2016, e todo mundo exercitou sua veia de designer, de criador. Tanto os estudantes já experientes na área quanto os novatos saíram ganhando com a visualização do trabalho. Quatro estampas foram aprovadas e utilizadas na coleção da Ranc, e as peças estão à venda até hoje. Foi uma troca realmente incrível, comemora a gerente de produção da marca.

Seguindo os princípios do Senac RJ, o Laboratório de Prática Profissional faz parte de um conjunto de estratégias desenvolvidas com a finalidade de propiciar aos estudantes condições para uma aprendizagem significativa e transformadora. As aulas práticas, supervisionadas por instrutores e acompanhadas por um profissional com experiência no mercado, fazem a diferença na formação.

? O engajamento pleno deste aluno é fundamental em seu processo de aprendizagem. A relação entre prática e teoria se dá por meio de desafios vivenciados em situações reais ou de casos que simulem a realidade. Essa é uma união que dá certo, rende frutos e novas oportunidades de trabalho aos nossos alunos ? conclui Sandramor Ferreira.