Cotidiano

Qual Comprar arranca elogios das marcas participantes

_MDJ8076.JPGRio – O Qual Comprar entrou para a vanguarda dos eventos de
compra e venda de veículos. Foi assim que o mercado de carros e motos definiu a
iniciativa, uma parceria inédita entre O GLOBO, ?Extra? e revista e site
?Autoesporte?, que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro no Shopping Uptown, na
Barra. Foi um sucesso de público e de negócios: o fluxo do shopping aumentou em
60% e foram vendidos 300 carros nos dois dias de evento.

Para as marcas participantes, a proposta deve virar um marco, fazendo parte
do calendário do Rio. O Qual Comprar teve o patrocínio de General Motors,
Volkswagen, Ford, Hyundai Caoa, Mitsubishi e Nissan, apoio de Harley-Davidson,
BMW e Triumph e participação da Goodyear e DPaschoal.

Diversos fatores foram citados pelas empresas e público presente como
responsáveis pelo êxito do Qual Comprar. A participação das principais marcas em
um lugar só foi um deles. Os interessados podiam comparar propostas e dirigir
diferentes modelos em um só lugar. Outra praticidade da ação era que havia uma
grande pista de test-drive e um cartório para agilizar os processos de compra. E
ainda havia palestras de especialistas, para orientar as compras.

? Idealizamos um projeto para criar um ambiente ideal para reunir as
principais marcas do mercado e, assim, atrair para o evento todos que estivessem
pensando em trocar de carro. E nosso objetivo foi atingido. O Qual Comprar
marcou este fim de 2016 e mexeu com o mercado, gerando um volume de vendas que
nos deixou convictos de que o modelo vitorioso será consolidado com nova edição
em 2017 ? diz Fred Alvares, coordenador de Projetos Especiais e responsável pelo
evento.

As marcas participantes, que exibiram seus modelos zero-quilômetro e também
os veículos usados, comemoram o êxito.

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Mario Sergio Callegaro, gerente regional da Ford, salientou que foi uma ótima
oportunidade para expor a linha global de veículos e realizar bons negócios.

? Esperamos que ocorram novos eventos deste porte.

Para Marco Tondeli, gerente regional da Volkswagen para Rio de Janeiro e
Espírito Santo , o evento foi uma grata surpresa.

? Em um ano bastante desafiador, em que o fluxo nos
concessionários caiu substancialmente, o evento trouxe ao nosso estande
aproximadamente duas mil pessoas ao longo dos dois dias, fato que trouxe grande
motivação para as nossas equipes de vendas.

Rodrigo Perencin, gerente regional de marketing da General Motors, avalia o
evento de forma muito positiva:

? Foi uma oportunidade também para os clientes pesquisarem diversos modelos
em um só local e observarem todos os diferenciais da Chevrolet, que lidera as
vendas no mercado brasileiro. É muito bom para o Rio de Janeiro um evento como
esse, que, além da comodidade, trouxe conteúdo para os clientes.

O evento também foi muito positivo para a Nissan,
conforme o diretor de vendas, José Macedo.

? Conseguimos dobrar a venda normal de um fim de semana
na cidade do Rio. É um saldo muito bom para a marca ? comemorou.

O diretor executivo comercial da Hyundai CAOA, Edemar Nunes, também festejou
os resultados alcançados.

? O evento foi um completo sucesso de vendas. Nossa
equipe de vendas é extremamente bem treinada e quando se depara com uma grande
oportunidade como o Qual Comprar, podemos garantir antecipadamente ótimos
resultados. Esperamos que passe a fazer parte do calendário anual de grandes
eventos e que, se possível, ocorra em outros grandes mercados, nas diversas
regiões do país ? sugeriu.

PALESTRAS COM JORNALISTAS

A área de palestras foi elogiada pelo público. Jornalistas, especialistas em
veículos e representantes de empresas debateram assuntos relacionados ao mundo
dos carros e motos.

Ricardo Cianciaruso, diretor de grupo da Editora Globo, disse que ficou feliz
ao cumprir uma dupla missão: levar informações úteis aos compradores de carros e
conectar fabricantes e consumidores:

? Só nos resta fazer um balanço do evento e partir para o próximo ?
afirmou.

Para o editor da ?Autoesporte?, Marcus Vinicius Gasques,
que participou das palestras, é importante conhecer os questionamentos do
público:

? Tivemos contato com as dúvidas que mais afligem os consumidores, como
pós-venda e desvalorização.

Nos dois dias de Qual Comprar, as marcas participantes anunciaram novidades.
E jornalistas falaram sobre tendências, além de dar orientações sobre a escolha
certa.

Ao longo do evento, jornalistas da revista ?Autoesporte?
e dos suplementos ?CarroEtc? e ?Motor Extra? subiam ao palco para falar sobre
automóveis. Um dos temas abordados foi a tecnologia atual, em especial a
tendência de se fazer motores de cilindrada cada vez menor, mas que mantenham um
bom rendimento graças ao uso de recursos como turbocompressor, injeção direta de
combustível e variação nos comandos de válvulas.

? O caminho do downsizing não tem volta. Esqueçam os tempos em que
grande cilindrada era sinônimo de potência. Hoje, há motores tricilíndricos 1.0,
1.2 ou 1.4 que não dão saudades dos enormes V8 ou seis cilindros do passado.
Andam bem, poluem pouco e não gastam quase nada ? disse Jason Vogel, editor de
?CarroEtc? e ?Motor Extra?.

Os jornalistas convidados falaram ainda de tendências como carros híbridos e
elétricos que, em nome da ecologia, da praticidade e do silêncio já são comuns
no exterior, mas só agora começam a chegar ao Brasil. Também entraram na pauta
das palestras assuntos como os carros autônomos e semi-autônomos que já começam
a ganhar as ruas e se tornarão corriqueiros a partir de 2020.

Foi ressaltada a importância de dispositivos de segurança como Isofix (para
prender cadeirinhas infantis) e EBD (o controle eletrônico de estabilidade) na
hora de escolher um automóvel novo. Os jornalistas também orientaram o público a
optar pelos projetos de carros e motores mais modernos, além de buscar
informações de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular
(www.inmetro.gov.br) e de segurança em colisões, com base nos testes da Latin
NCAP (http://www.latinncap.com/po/resultados).

Os jornalistas Julio Cabral, Gabriel Aguiar e Leandro Alvares, de
?Autoesporte? falaram sobre sistemas de multimídia e conectividade, que ganham
cada vez mais destaque nos automóveis e tentam atrair a atenção dos jovens.

Em uma das palestras mais concorridas do Qual Comprar,
Daniel Brandão, diretor comercial da F&I Brasil, deu conselhos sobre
planejamento financeiro para a compra do carro e respondeu a perguntas do
público. Uma das orientações: a melhor forma é o pagamento através da sua renda
e não da reserva, já que carro é um bem de despesa e não de investimento.

INFORMAÇÕES DAS MARCAS

Volkswagen

Reinaldo Peixoto, instrutor da VW, mostrou o TSI 1.0, motor turbo que
exemplifica bem o downsizing: três cilindros, compacto, leve, com
injeção direta, potência de 105cv e grande redução de consumo.

Hyndai Caoa

O diretor executivo comercial, Edemar Nunes, antecipou o lançamento do Creta
e do Novo Elantra, que estarão no Salão de São Paulo, na semana que vem. E
anunciou a chegada do novo Tucson para 2017.

Nissan

Rogerio Louro, gerente de comunicação, focou em mobilidade inteligente e a
tendência dos carros elétricos como o Nissan Leaf, cuja autonomia já passa de
200km (antes, eram apenas 80km).

Mitsubishi

João Santiago, diretor comercial do grupo Mitsubishi, citou a Nova L200
Triton, com inovação na tecnologia e conforto de sedã. E falou sobre o clube
Mit, que permite aos clientes da marca passear e experimentar a versatilidade de
seus 4×4.

Chevrolet

Rodrigo Perencin, gerente regional de marketing, apresentou o OnStar. Com o
sistema, oferecido na linha Chevrolet, o veículo pode ser monitorado à distância
e chamar socorro. O custo do seguro é reduzido.

Ford

Mario Callegaro, gerente regional da Ford, salientou as condições exclusivas
oferecidas pela marca, como financiamento com taxa zero e primeira parcela só em
janeiro.

Harley-Davidson

Paulo Simões, do Grupo Abolição, falou sobre a Harley-Davidson que, mais do
que uma marca de motos, é um estilo de vida. Citou o HOG (Harley Owners Group)
no mundo com suas ações e passeios.

BMW

Guilherme Hachiya, gerente de vendas de motocicletas da Autokraft, falou
sobre a revolução que será a G 310R, moto naked de pequena cilindrada
que será vendida no Brasil a partir do ano que vem.

PÚBLICO APOIOU

As notícias nos jornais O GLOBO, ?Extra? , no site e revista ?Autoesporte? sobre o Qual Comprar chamaram atenção dos consumidores interessados em analisar as propostas das marcas de automóveis e motos, além de aproveitar as palestras com especialistas no setor. Nos dois dias de evento, o fluxo do Shopping Uptown, na Barra, aumentou em mais de 60%.

O casal Cristiane Alcantara e Júlio Serrado, da Freguesia, aproveitaram o evento para trocar de carro.

? Acompanho os preços e aqui estava bem mais barato ? disse Júlio, depois de fechar a compra de um Hyundai HB20.

Ao lado do filho João Pedro, de 5 anos, Jeferson e Herica, de Vila Valqueire, pesquisavam entre os estandes das marcas para procurar as melhores condições. Antes, pararam na área de lazer para que o pequeno pudesse brincar na área infantil.

? Acabou virando um programa de família ? conta ela.

Mãe e filha, a aposentada Cenir e a administradora Geisa da Silva Vieira viram a reportagem e correram para pesquisar as ofertas:

? Queremos comprar nosso primeiro carro.

Já Márcia Araujo chegou ao Qual Comprar decidida e saiu com um Suzuki S-Cross.

? Estava valendo a pena. Cheguei e resolvi logo ? revelou Márcia.