Perto das 11h da manhã a fila já começa a se formar na entrada da Cozinha Social, no bairro Interlagos. O lugar é uma referência para centenas de pessoas que almoçam no espaço ou levam marmita para casa de segunda a sexta-feira. São servidas por mês, em média, 12 mil refeições. Para muitos, esse prato de comida significa a única refeição do dia. “Isso aqui é uma benção. Imagina se não tivesse essa cozinha, o que seria de nós? Eu não tenho salário nenhum, meu marido e meu filhos estão desempregados. A gente depende daqui. Para comer, para se vestir. Se não tivesse o Provopar seria muito difícil”, agradece dona Maria Nunes das Neves.
A Cozinha Social é um dos projetos do Provopar Cascavel, entidade que tem cerca de 6 mil famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas, o que representa em torno de 20 mil pessoas atendidas por mês, não só com assistência alimentar, mas com outras ações tão importantes quanto. Além do combate à fome, a equipe também mantém o Brechó Social que concentra roupas, calçados e cobertores para doação. Outros projetos primordiais no auxílio dessas famílias é a oferta de oficinas e cursos de capacitação, entre eles, o de corte e costura. “É uma ótima oportunidade para gente porque um curso de costura custa caro e a gente não tem condições de pagar. Para nós que temos criança pequena e não conseguimos trabalhar fora, é muito bom porque temos a chance de ter uma fonte de renda trabalhando em casa”, conta a aluna Juliana da Rosa.
Como ajudar
Só é possível desenvolver esse trabalho por meio da contribuição da comunidade. E além das doações de roupas e alimentos, uma das formas de contribuir com a entidade é participando de eventos beneficentes. Um deles está prestes a ser realizado: no dia 22 de outubro acontece a “Feijuca do Bem”, um almoço de comemoração dos 35 anos do Provopar Cascavel. A celebração, que tem o apoio do Futebol Clube Cascavel, será na Martignoni Bier, a partir das 11h, com feijoada, chopp e atrações musicais: Samba Guizo, Grupo Samba FC e dupla Diego Franco e Rafael. Na oportunidade, também será feito o lançamento do uniforme 03 da temporada 2023 do FC Cascavel.
Os ingressos são limitados e estão sendo vendidos a R$ 100 por pessoa (menores de oito anos não pagam), com direito à refeição no local e bebida free (chopp, caipirinha, água e refrigerante), além de uma camiseta oficial do FC Cascavel 2022, que poderá ser escolhida na entrada do evento. Os interessados podem adquirir os ingressos por meio dos seguintes pontos de venda:
Sede do Provopar:
Rua Martim Afonso de Souza, 550, bairro Pacaembu
Lojas oficiais do FC Cascavel:
Container: Avenida Brasil – Canteiro Central – Em frente a Havan;
Shopping West Side: Avenida Brasil, 2962- Bairro São Cristóvão;
Irani Parque Verde: Rua Francisco Bartinik, 2228;
Kombeleza: Avenida Brasil, em frente a loja Pernambucanas.
Crédito: Assessoria