Cotidiano

Proposta quer retirar trilhos de áreas urbanas

Acidente em Jandaia do Sul
Acidente em Jandaia do Sul

Na manhã da última quinta-feira (9) um grave acidente foi registrado em Jandaia do Sul, norte do Paraná. Um ônibus escolar com pelo menos 25 ocupantes, entre eles alunos da Apae, foi atingido por um trem ao passar pela linha férrea. Duas estudantes e uma cozinheira da Apae morreram e outras seis crianças ficaram gravemente feridas. Só em 2019, foram registrados no Paraná 146 acidentes com trens – incluindo colisões e atropelamentos no Paraná. Em 2020, mesmo em plena pandemia, as ocorrências cresceram para 167.

Neste contexto, o deputado estadual Ney Leprevost (União) protocolou expediente na Assembleia Legislativa do Paraná requerendo a Secretaria das Cidades que informe se existem planejamentos e tratativas com a ANTT para desvio ou retirada de linhas férreas dos centros urbanos.

“A resolução deste problema não pode mais ser adiada. O governador Ratinho Júnior acertou ao criar esta nova secretaria, a das Cidades. Cabe a pasta fazer o que suas similares na maioria do Brasil já realizam: Assumir a responsabilidade de prevenção e realização de obras que evitem acidentes causados por questões de infraestrutura ou até mesmo climáticos”, afirmou Ney.

No documento, enviado ao secretário da pasta, o parlamentar lembrou que entre as atribuições da Secretaria das Cidades está a “formulação de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento urbano com caráter global, regional e integrado, bem como a elaboração de programas, planos e projetos”.

 

Foto: Assessoria Prefeitura Jandaia do Sul