RIO ? Já se vão quase 25 anos desde o lançamento de “Nevermind”, álbum que alçou o Nirvana ao mega-estrelato. E Butch Vig, produtor do álbum e considerado um dos principais responsáveis pela sonoridade do que viria a ser chamado de grunge, continua a liberar aos poucos detalhes sobre os 16 dias em que “Nevermind” foi gravado. Depois de explicar como George Martin, produtor dos Beatles, influenciou suas técnicas de gravação, ele agora teceu altos elogios a Dave Grohl. Links Butch Vig
Em uma entrevista ao site “Ultimate Guitar“, creditou 90% da sonoridade do icônico álbum ao ex-baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters. O produtor, que já havia gravado algumas demos com a banda antes que Grohl se juntasse a eles, contou que foi escolhido como o produtor de “Nevermind” na última hora, e quase não teve tempo para se preparar.
“Alguns dias antes, o Kurt me mandou pelo correio uma fita caseira dos ensaios deles, completamente distorcida e com um som bem precário. Mas consegui ouvir algumas das novas canções e já dava para perceber que elas eram poderosas. Marcamos três dias de ensaio para que eu pudesse passar as músicas com eles em um estúdio de pré-produção em North Hollywood”.
Butch revelou que as canções que deram mais trabalho foram “Lithium” e a balada “Something in the way”, gravada de forma fragmentada. Mas os músicos estavam tinindo:
“A banda estava muito coesa. Ao contrário do que muitos acreditam, eles não eram preguiçosos. Eles queriam fazer um disco do car***o. Dave Grohl me contou que eles ensaiaram todos os dias durante seus meses antes de irem para o estúdio gravar ‘Nevermind’. A gente praticamente conseguiu o que precisava em um, dois ou três takes”.
“UM BATERISTA INCRÍVEL”
Como originalmente Butch é baterista (veja aqui a crítica do álbum mais recente da banda dele, o Garbage), o repórter quis saber se Grohl acabou sendo favorecido. Como resposta, o produtor elogiou o amigo (“ele é um baterista incrível”) e contou que, mesmo com os potentes amplificadores de Kurt Cobain e do baixista Krist Novoselic, durante os ensaios, a bateria de Grohl não precisou de nenhuma ajuda para soar de forma “intensa”. E continuou:
“A primeira música que eles tocaram foi ‘Smells like Teen Spirit’. Eu ficava andando pelo estúdio, pensando ‘Meu Deus, o som deles é fantástico’. O Dave é um músico incrível. Mesmo. As pessoas sempre me perguntam ‘Como foi que você conseguiu aquela sonoridade do ‘Nevermind’?”, e 90% é o Dave Grohl. Eu só microfonei a bateria do jeito que costumava fazer, e o estúdio Sound City é o que é. Mas é o jeito que o Dave toca, e ele tão enérgico”.
Vig ainda comentou a dificuldade que teve em lidar com as repentinas mudanças de humor do líder do Nirvana:
“Eu meio que tinha que me ajustar às mudanças de humor do Kurt, porque ele podia ser muito engraçado, simpático e espirituoso. Ele era engraçado de um jeito seco, e podia ser muito cativante. E de repente era como se alguém apertasse um interruptor e ele ficava ensimesmado. Ele ficava em um cantinho, ou saía do estúdio por uma ou duas horas, e depois, quando voltava, estava concentrado e pronto para trabalhar. Eu sabia que tinha que perceber quando era a hora certa de gravar”.