A indústria responde por 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, a soma de todas as riquezas produzidas no Estado. Esse importante papel para o desenvolvimento é a principal marca a ser lembrada quando o setor comemora mais um Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio. Um segmento que segue em crescimento e com grande demanda por profissionais qualificados.
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) destaca que são 68 mil empresas sob a representação institucional da entidade. Juntas, eles empregam mais de 916 mil trabalhadores. “A indústria do Paraná é forte e diversificada, com importantes polos em todas as regiões do Estado”, afirma o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Mesmo apresentando desaceleração em seu ritmo de crescimento, devido principalmente a aumentos de custos causados pelo cenário econômico, a indústria paranaense segue com resultados relevantes. No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial do Estado cresceu 5,8%, enquanto a média nacional foi de 1,8%. O desempenho se reflete também no nível de emprego. No primeiro trimestre de 2022, o setor abriu 10.406 novos postos de trabalho.
Oportunidades – E se a indústria segue contratando, vai demandar ainda mais profissionais qualificados nos próximos anos. O Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pelo Senai, aponta que até 2025 o Paraná precisará qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 163,9 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas, com oportunidades para quem quer ingressar no setor.
Referência em educação profissional, o Senai conta com o maior complexo de laboratórios integrados do Paraná. Com métodos ativos de aprendizagem, aproximando a prática educacional à realidade fabril, a instituição está preparada para qualificar os profissionais de que o setor necessita.
Conheça os cursos que o Senai oferta no Paraná
QR code: senaidofuturo.com.br
(Crédito da foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep)