A Sanepar informa que o motor de uma das bombas da captação de água do Rio Imbituvão, que abastece a cidade de Irati, queimou na manhã deste domingo (19). O sistema está operando com apenas 70% da sua capacidade, o que pode causar desabastecimento em todas as regiões da cidade. Os técnicos trabalham na substituição do equipamento. A conclusão está prevista para a manhã da segunda-feira (20).
Em Carlópolis o problema foi a forte chuva do sábado (18), que arrastou sujeira até o ponto da captação de água no Ribeirão Jabuticabal, travando o funcionamento das bombas e paralisando o sistema de produção de água. As equipes trabalham na remoção dos entulhos e na limpeza das bombas. O abastecimento deve voltar à normalidade a ainda neste domingo, de forma gradativa.
Também houve desabastecimento em Apucarana neste final de semana. Em razão das temperaturas altas houve aumento no consumo de água, afetando a pressão, e a vazão nas redes de distribuição diminuiu nas partes mais altas e nas regiões Sul e Oeste da cidade.
Em todos os casos, só ficaram sem água os clientes que não têm caixa-dágua no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-dágua de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
A orientação é evitar desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.