MOSCOU ? O principal líder da oposição na Rússia, Alexei Navalny, foi preso neste domingo durante um protesto organizado por ele contra a corrupção no país. De acordo com testemunhas, manifestantes cercaram a viatura onde Navalny foi colocado e tentaram impedir que o veículo deixasse o local, informou a Reuters.
Pelo Twitter, Navalny afirmou que estava bem e pediu que a manifestação continuasse.
?Eu estou bem. Não há necessidade de lutar para me tirar. Caminhem pela Tverskaya (principal rua de Moscou). Nosso assunto do dia é a luta contra a corrupção?, escreveu o líder russo.
Navalny é conhecido por sua campanha contra a corrupção, que tem como alvos oficiais próximos ao Kremlin. Em julho do ano passado, ele foi condenado a cinco anos de prisão, sob acusação de ter desviado 400 mil euros de uma empresa pública, o que ele nega e afirma ser perseguição política.
No início da semana passada, um tribunal russo suspendeu a sentença de prisão, permitindo que ele responda em liberdade. Entretanto, ele continua impedido de disputar as próximas eleições presidenciais contra Vladimir Putin.