RIO – Sophie Grégoire Trudeau, mulher do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, provocou revolta de feministas nesta terça-feira ao destacar o apoio masculino no Dia Internacional da Mulher.
“Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, vamos celebrar os rapazes e os homens que nos animam a ser quem realmente somos e que tratam as jovens e as mulheres com respeito”, escreveu Sophie no Instagram e no Facebook.
Sophie Trudeau conclamou as canadenses a iniciar “um movimento que incite os homens a lutar ao lado (das mulheres) por um futuro melhor”. “Tirem uma foto de mãos dadas com seu aliado”.
Considerada feminista e promotora de um governo com participação das mulheres, Sophie foi alvo de diversas críticas após a mensagem. Post Facebook Sophie
“O Dia da Mulher é para celebrar o feminismo (…), reconhecendo a misoginia que as mulheres devem enfrentar cotidianamente. Não é um dia relacionado aos homens”, comentou uma canadense de Vancouver.
“Gosto de mensagens sobre igualdade, mas em outro dia”, escreveu outra canadense.
A deputada conservadora Michelle Rampel foi direta: “Jamais precisei de alguém para me dar a mão”.
Algumas horas depois, Sophie comentou as críticas, em outra postagem.
“Nosso objetivo é a igualdade de gênero, e lutar por isso vai exigir que homens e mulheres trabalhem juntos (…) Isto significa reconhecer que devem ser aliados nessa jornada”, defendeu.