Cotidiano

Presidente filipino recusa encontro com secretário-geral da ONU

201608310543271583_RTS.jpg

RIO ? Após ameaçar abandonar a Organização das Nações Unidas para criar uma instituição paralela, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, recusou um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informa o ?Guardian?.

LINK DUTERTE

Ban requeriu uma reunião bilateral no Laos, que vai receber os líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático na próxima semana, mas assessores de Duterte disserem não haver espaço na agenda. O porta-voz de Ban Ki-moon, Stéphane Dujarric, afirmou que ?um encontro foi pedido, mas não foi possível agendar a tempo?.

Mas um outro funcionário das Nações Unidas, que preferiu não se identificar, disse que ?basicamente nunca ouviu? de um líder estar muito ocupado para encontrar o secretário-geral.

? As políticas de drogas e os direitos humanos estariam no topo a lista da ONU para a reunião ? disse o oficial.

No mês passado, observadores das Nações Unidas elaboraram relatórios com duras críticas à política repressiva contra o tráfico de drogas nas Filipinas. Desde que Duterte assumiu a presidência, em 30 de junho, mais de 2 mil pessoas já morreram na guerra às drogas, seja em confronto com a polícia ou pela ação de grupos de extermínio.

O porta-voz da presidência das Filipinas, Ernesto Abella, confirmou que Duterte não se reuniria com Ban Ki-moon, mas se recusou a comentar se a decisão estaria relacionada com as críticas à política de guerra às drogas e às violações dos direitos humanos no país.

? PRRD tem suas razões próprias para não se reunir com alguns líderes ? disse Abella, usando as iniciais para Presidente Rodrigo Roa Duterte. ? Isso não é motivo para especular sobre a relação das Filipinas com a comunidade de nações.