RIO ? O prefeito de Londres, Sadiq Khan, pretende banir dos meios de transporte da cidade anúncios que promovam “expectativas irreais de beleza”. Eleito em maio, Khan já tinha se pronunciado sobre o tema. À época, disse esse tipo de conteúdo publicitário ligado apenas a questão estética pode ” humilhar as mulheres”.
? Como pai de duas adolescentes, estou extremamente preocupado com este tipo de propaganda. Eles (os anúncios) podem humilhar as pessoas, em especial as mulheres, e fazer com elas tenham vergonha de seus corpos. Já é hora acabar com isso ? explicou Khan, ao The Guardian.
No ano passado, um anúncio de suplemento de proteína foi removido pela Advertising Standards Authority (ASA), depois que a agência reguladora recebeu uma petição com mais de 360 queixas e 70.000 assinaturas contra o conteúdo da propaganda. Nos outdoors da marca de suplementos e refeições para emagrecer estava escrito: “Você está pronto para a praia?”, com a foto de uma mulher de biquíni.
? Ninguém deve se sentir sob pressão, enquanto viajam no metrô ou ônibus, com mensagens seus corpos. Quero que isso fique claro para a industria de publicidade? contou o prefeito.
Sadiq Khan criou um concelho com os transportes londrinos para a ajudar no controle das propagandas.
? Nossos clientes (os passageiros) não podem simplesmente desligar ou virar a página como fariam com uma revista e uma TV. Se um anúncio o ofende, temos o dever de assegurar que isso não aconteça mais ? disse Graeme Craig, diretor de desenvolvimento de transporte em Londres.