Cotidiano

Prefeito de Londres declara apoio a Hillary

201609160127378902_AFP.jpg

CHICAGO ? O prefeito de Londres, Sadiq Khan, expressou seu apoio à candidata americana Hillary Clinton nesta quinta-feira, durante sua primeira visita oficial aos Estados Unidos. Primeiro muçulmano a exercer o cargo, Khan alertou que opiniões como as do adversário da democrata, o republicano Donald Trump, “jogam a favor” do Estado Islâmico.

? Ela é, sem dúvida, a candidata mais experiente concorrendo à Presidência ? disse Khan após seu discurso na organização Chicago Council on Global Affairs. ? Como pai de duas filhas, acho que a figura política mais poderosa do mundo ser uma mulher é uma mensagem fenomenal. Espero que ela vença.

Apesar de não ter mencionado Donald Trump, o prefeito criticou indiretamente as posições do candidato. Em maio, logo após assumir a prefeitura, Khan manifestou repúdio aos planos do magnata americano de impedir a entrada de muçulmanos nos EUA caso seja eleito.

? Acho que sugerir que muçulmanos não são bem-vindos nos EUA, sugerir de alguma forma que ser muçulmano não é compatível com ser do Ocidente, incidentalmente joga a favor do Daesh (como o Estado islâmico também é chamado).

O posicionamento de Trump tem mudado desde dezembro do ano passado, quando ele sugeriu que planeja acabar com a entrada de muçulmanos no país. Em julho, o republicano se manifestou a favor de limitar o número de imigrantes vindos de países que tenham organizações terroristas, sem mencionar quais seriam. Mais recentemente, sugeriu um ?exame extremo? em muçulmanos que queiram imigrar, se refugiar ou visitar os EUA.