Cotidiano

Ponte da Amizade terá câmeras de segurança

Foz do Iguaçu – A Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, vai ganhar um sistema informatizado de monitoramento com cerca de 130 câmeras, capaz de identificar rostos e placas de veículos, acompanhar acessos e checar informações em bancos de dados eletrônicos dos dois países. A Itaipu Binacional vai custear o projeto, que terá um custo estimado em torno de R$ 2,5 milhões.

O anúncio da instalação das câmeras foi feito pelo próprio ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O ministro veio ao Paraná essa semana para uma série de compromissos em Cascavel e em Foz do Iguaçu; a agenda incluiu um almoço no restaurante Porto Kattamaram na Itaipu, onde foi recepcionado por diversas autoridades, incluindo o diretor jurídico da Itaipu, César Ziliotto, e o diretor administrativo, João Pereira.

“É fundamental que seja feita uma fiscalização adequada na Ponte, sobretudo por estarmos numa região de fronteira. Se, por um lado, essa é uma fonte de riqueza para todo o Brasil, é, também, raiz de problemas que se refletem em todo o país, pois por aqui passam contrabando, drogas e armas”, pontuou o ministro. “Agradecemos a Itaipu por esse apoio.”

Projeto binacional

O projeto, elaborado pela Polícia Federal de Foz, é totalmente binacional. “Uma vez implantado, [o sistema] será operado pelos órgãos de segurança dos dois países, e cada país terá total controle dos dados coletados em sua respectiva área”, explicou o chefe da Assessoria de Informações da Itaipu, o general de reserva Luiz Felipe Kraemer Carbonell.

O projeto está agora em fase de aprovação e de elaboração de licitações. Ainda não há previsão para a instalação dos equipamentos, mas, segundo César Ziliotto, o assunto será tratado com celeridade: “A Itaipu tem o compromisso de fazer com que esse projeto não só seja efetivado, como seja efetivado o mais rápido possível, dada sua importância estratégica para os dois países”.

Também participaram do evento o delegado-chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon; o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias; o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio Reis; o superintendente regional da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; entre outras autoridades representando as Forças Armadas e demais órgãos de segurança do País, do Estado e da cidade de Foz do Iguaçu.