NITERÓI – Depois do Campo de São Bento e da encosta do Morro do Palácio, no Ingá, o Cafubá começou a receber as primeiras mudas de seu pomar urbano. Em pouco mais de um ano, frutas como manga, caju, pitanga, cajá e acerola já poderão ser colhidas, garante Alexandre Moraes, biólogo da Secretaria de Conservação e Serviços Público (Seconser), responsável pelo plantio. No local, serão cerca de 30 árvores.
Moraes explica que a escolha das frutas privilegiou as mais saborosas, as mais conhecidas e também as que se tornaram pouco comerciais nos últimos anos:
? Mangas, cajus, pitangas, seriguelas, cajás, abacates e acerolas são bastante desejadas, e suas mudas demoram cerca de dois anos para florescer. Mas plantamos também mudas de grumixama, araçá de praia, abricó de praia e sapoti, que são frutas deliciosas e deixaram de ser comerciais porque não há produção em larga escala. Nosso objetivo é que as crianças também conheçam essas espécies.
EQUILÍBRIO AMBIENTAL
O projeto dos pomares urbanos, iniciado há um mês, é feito numa parceria entre Seconser, Secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes da prefeitura, com a ajuda de moradores voluntários.
As próximas mudas começarão a ser plantadas ainda este mês na praça próxima ao Itacoá Soccer, na entrada de Itacoatiara. A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, diz que o objetivo do projeto é beneficiar não só as pessoas que vivem na cidade, mas também a fauna:
? Priorizar o plantio de árvores frutíferas foi uma escolha que visa ao resgate de aves que se alimentam delas, ajudando também a equilibrar a fauna. Todo mundo sai ganhando!
Os pomares urbanos fazem parte do programa Verdes Notáveis, que há cerca de dois anos realiza o plantio de mudas adequadas ao meio urbano em todas as regiões da cidade. De acordo com a Seconser, atualmente já existem cerca de 1.300 árvores plantadas através do projeto, em locais como Pendotiba, Icaraí, São Francisco, Barreto e Fonseca.