Cascavel – Depois de 15 anos de espera por um novo espaço, a Polícia Federal de Cascavel vai iniciar, em breve, a construção de uma sede própria em terreno doado pelo Município. O executivo da nova delegacia foi apresentado ontem (13), quando também foi assinada a autorização de licitação da obra durante ato solene na Prefeitura de Cascavel.
O processo de construção será administrado pela Delegacia Regional de Foz do Iguaçu. O valor da licitação é de R$ 23,5 milhões para uma obra de 6 mil metros quadrados, em uma área de cerca de 10 mil m², em terreno entre a Avenida Assunção e a Rua Juscelino Kubistchek, em frente à Rodoviária Municipal. O atual espaço já não comporta mais as demandas de atendimento que aumentaram – e muito – nos últimos anos, entre eles, os serviços administrativos como a emissão de passaportes.
De acordo com o delegado-chefe de Cascavel, Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho, a previsão é que a construção inicie em novembro e a obra terá prazo de 24 meses para ser executada. Depois disso, ainda haverá necessidade de adquirir o mobiliário necessário para equipar a delegacia. “A nossa expectativa é que em até três anos a nova sede já esteja pronta e disponível para a Polícia Federal já funcionar em pleno vapor”, comemorou.
Segundo o delegado, o serviço atual da delegacia da PF é fragmentado, dividido em quatro imóveis, o que dificulta o trabalho dos agentes, e com o novo espaço tudo será concentrado em uma “delegacia modelo”, com todos os serviços no mesmo imóvel. A verba para a construção é do Governo Federal e, depois de pronta, poderá absorver um efetivo maior.
O chefe da Delegacia Regional de Foz do Iguaçu, Marco Smith, lembrou que a delegacia da Terra das Cataratas é a unidade gestora de Cascavel, responsável pelas licitações, pela obra e pelos pagamentos de tudo que for necessário. A previsão é que o edital seja publicado na semana que vem e as empresas interessadas terão, inicialmente, até dia 24 de outubro para apresentar os seus documentos técnicos e a proposta econômica.
Para Smith, a Cascavel “merece” esta obra. “Cascavel é uma cidade pujante e a economia cresce a cada dia. As funções da Polícia Federal são essenciais até mesmo por emprego na região, por exemplo, no registro de estrangeiros, nas fiscalizações e nos controles que nós fazemos de algumas atividades econômica, ou seja, é extremamente necessária essa ampliação para uma sede maior”, salientou Smith.
“Antigo sonho”
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, reforçou que a construção de uma sede nova é um antigo sonho e, por isso, o Município não poupou esforços para repassar uma área à altura do que representa a Polícia Federal brasileira. “Nós precisamos ter um prédio novo que atenda às necessidades da própria polícia e da população de Cascavel e, com certeza, o prédio ficará muito bom”, disse ele, lembrando que ainda em 2017 iniciou os trâmites para o repasse do terreno.
Foto: Secom