Em outubro do ano passado, técnicos da Confederação Nacional dos Municípios estiveram em Cascavel para realizar um Diagnóstico Vocacional da cidade e a pesquisa apontou que o planejamento das ações transformaram o município em referência para todo o Brasil. Na manhã desta segunda-feira (23), a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, destacou os números da pasta durante a Escola de Governo.
O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é a responsável em discutir com as demais secretarias sobre questões como entrada e saída de recursos de cada pasta.
“Nós precisamos ter metas e cumprir as metas, mas para realizar as metas só se realiza com planejamento. Essa é a função da Seplag, interagir com toda nossa estrutura de governo para que possamos garantir o serviço lá na frente”, observou o prefeito.
Um dos exemplos de planejamento foi o Refic implantado no fim do ano passado. Como haveria queda na transferência do ICMS, por conta das mudanças de alíquota sobre o combustível, para suprir essa perda na arrecadação o governo municipal criou o Programa de Recuperação Fiscal (Refic), que deu oportunidade aos contribuintes para renegociar dívidas em atraso com mais facilidade. Foram negociados R$ 22 milhões.
A secretaria Vanilse Pohl destaca que a gestão pública funciona como uma engrenagem e todas as secretarias são importantes.
“Eu também gosto de fazer analogia com um relógio analógico, que tem várias engrenagens, umas maiores, outras menores, mas tem uma bem pequena que gira o ponteiro. Então, aquela engrenagem tem que funcionar porque ela vai dar a hora, ou seja, todas as secretarias são importantes, mas elas têm que estar alinhadas entre si, principalmente no que se diz respeito à gestão, e dentro dessa analogia a Seplag está no meio, girando o relógio”, compara.
Homenagem
Durante a apresentação, a secretária fez uma homenagem à servidora Adriana Maria de Souza, que morreu aos 40 anos na madrugada desta segunda-feira (23). Adriana era supervisora da Agência do Trabalhador em Cascavel.
“Difícil até de acreditar algo assim que nossa servidora, tão brilhante e dedicada, se foi tão cedo. O que ameniza nosso coração é que essa vida é uma passagem e que a vida que Deus nos deu é muito maior, é a vida eterna e nossa amada Adriana está junto dEle. Para nós fica a saudade e a dor de sua ausência”, disse Vanilse.
Fonte: Secom