Cotidiano

P&G vai reduzir anúncios direcionados no Facebook

A Procter & Gamble vai mudar sua política de anúncios no Facebook, segundo o “Wall Street Journal”. A empresa é a que mais gasta com anúncios no mundo, e vai reduzir sua aposta em publicidade direcionada na rede social para consumidores específicos. Na avaliação da gigante de higiene e beleza, este tipo de propaganda tem efetividade limitada.

A questão é que o Facebook consegue segmentar tanto o público conectado na rede social a partir de dados que coleta que a estratégia pode ter saído pela culatra.

“Nós direcionamos muito e ficamos fechados demais”, disse ao jornal Marc Pritchard, diretor de marketing da P&G, acrescentando: “Agora nós estamos questionando: qual é a melhor maneira de conseguiu o maior alcance, mas também a precisão certa?”.

Segundo Pritchard, não haverá redução no gasto com publicidade no Facebook, e os anúncios direcionados serão usados em casos específicos ? como focar nas grávidas as peças sobre fraldas.

Nesse esforço de alcançar mais potenciais consumidores com seus anúncios, a empresa se voltou para a televisão, aumentando o valor investido em publicidade neste meio de comunicação. Pessoas com conhecimento do assunto contaram ao jornal americano que esse movimento começou no fim do ano passado.

Ainda de acordo com o “WSJ”, dados da empresa mostram que, nos 12 meses até junho de 2015, o gasto com anúncios em todo o mundo foi de US$ 8,3 bilhões, queda de 8% em relação ao ano anterior. Mas, no último ano fiscal, a P&G diz ter elevado a cifra em 1%. Para o atual ano fiscal, o avanço seria de 8%.

Uma porta-voz do Facebook afirmou que a parceria com a P&G ?cresce a cada ano? e as duas companhias aprenderam em conjunto.

?Esse sempre foi o espírito de como trabalhamos juntos e nos desafiamos?, disse a representante.

O Facebook começou a oferece novas ferramentas para anunciantes, incluindo uma maneira de impulsionar o conhecimento da marca pela exibição de anúncios a pessoas que têm maior probabilidade de prestar atenção neles. Nesta terça-feira, a companhia anunciou mudanças para dificultar o uso de bloqueadores de anúncio no site.