Foz Embora as investigações ainda não tenham sido concluídas, a Polícia Federal já fechou o inquérito da Operação Pecúlio, que desmantelou um poderoso esquema de corrupção que funcionava dentro da Prefeitura de Foz do Iguaçu. No balanço entregue ao Ministério Público Federal foram indiciadas 40 pessoas, mas esse número poderá aumentar já que o prefeito Reni Pereira e a primeira-dama e deputada estadual Claudia Pereira são investigados em um inquérito paralelo pelo fato de possuírem foro privilegiado.
Na Prefeitura de Foz do Iguaçu existia uma organização criminosa instalada com a finalidade de desviar recursos públicos, resumiu o delegado Fábio Tamura em coletiva à imprensa na manhã de ontem. O nome do empresário cascavelense Paulo Gorski não foi indiciado, apenas seus sócios. Os implicados vão responder por organização criminosa, fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva e outros crimes correlatos. O montante desviado em obras e serviços financiados com recursos do PAC e do SUS beira os R$ 5 milhões.
SEIS PESSOAS CONTINUAM PRESAS
A Operação Pecúlio foi deflagrada no dia 19 de abril desde ano, mas as investigações começaram ainda em 2014 e envolveram policiais federais e técnicos da Controladoria Geral da União. Ao todo, 14 pessoas foram presas temporariamente e seis delas continuam atrás das grades: Nilton João Beckers, Euclides de Moraes Barros Junior, Melquizedeque de Souza, Carlos Budel, Rodrigo Becker e Aires da Silva.
A investigação não está concluída, por isso vamos dar prosseguimento já que alguns fatos foram identificados e ainda não investigados, mas que serão objetos de novos inquéritos, destacou o delegado Tamura. Segundo ele, os R$ 120 mil em espécie encontrados na casa do prefeito Reni estão depositados em uma conta judicial na Caixa Econômica Federal.
OS INDICIADOS
Adailton Avelino
Aires Silva
Alcides Rogério de Moura
Alexandre Tavares Pereira
Anderson de Andrade
Aparecido Porfírio dos Santos
Ariana Aline Stumpf
Carlos Juliano Budel
Charles Bortolo
Cristiano Fure de França
Daniel Franco de Azevedo
Edson Queiroz Dutra
Euclides de Moraes Barros Junior
Evori Roberto Patzlaff
Fernando da Silva Bijari
Hermógenes de Oliveira
Ivan Luiz Fontes Sobrinho
Jefferson dos Santos Becker
João Matkievicz Filho
Lauro dos Santos Nascimento
Luis Henrique Weiss de Carvalho
Luiz Andre Penzin
Luiz Antonio Pereira
Luiz Carlos Alves
Luiz Carlos Kossar
Luiz Carlos Medeiros
Maria Letzia Fialla Abatte
Mario Cesar Habby dos Santos
Marli Terezinha Telles
Melquizedeque da Silva Souza
Nilson Zini Inácio
Nilton João Beckers
Reginaldo da Silveira Sobrinho
Roberto Floriane Carvalho
Rodrigo Becker
Rosinaldo Luziano dos Santos
Sandro Hideo Saito
Silvana Matveichuke Rizzi
Vilson Sperfeld
Washington Luiz Pereira