Cotidiano

Petrobras faz assembleia para melhorar governança e criar diretoria

RIO – A Petrobras realiza na tarde desta quinta-feira uma assembleia-geral extraordinária para decidir sobre uma série de mudanças no estatuto social da estatal para melhorar sua governança. O encontro também deve aprovar a criação da nova diretoria de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão, que aumentará de sete para oito o número de membros da diretoria executiva, incluindo o cargo de presidente.

A criação da nova diretoria foi proposta pelo presidente da companhia, Pedro Parente, que indicou Nelson Luiz Costa Silva, atual consultor da presidência da Petrobras e ex-presidente da BG América do Sul. A nova diretoria será responsável pelos planos estratégicos e pela elaboração de planos de negócios da empresa. O aumento no número de diretorias ocorreu pouco mais de dois meses depois de a companhia anunciar uma reestruturação interna que incluía a extinção de uma outra.

As mudanças no estatuto tem o objetivo de aumentar o controle sobre os investimentos da companhia. O novo texto determinará que os diretores da Petrobras terão que aprovar e implantar regras para suas respectivas áreas.

Além disso, o presidente não poderá mais decidir sozinho sobre a aprovação de critérios de avaliação técnico-econômico dos projetos. Outra mudança prevista é que a diretoria da Petrobras deva avaliar e aprovar as matérias que serão submetidas à aprovação do Conselho de Administração.

As mudanças nas regras do estatuto da Petrobras têm a finalidade blindar a companhia de atos irregulares como os ocorridos no escândalo do corrupção praticados por diretores e executivos da estatal na década passada, revelados pela Operação Lava-Jato.