Cotidiano

Partido do primeiro-ministro indiano vence eleições regionais em Uttar

INDIA-ELECTION_-G4T35CJGQ.1.jpg NOVA DÉLI – O primeiro-ministro nacionalista indiano Narendra Modi consolidou neste sábado seu poder na Índia, após a vitória do seu partido nas eleições regionais em Uttar Pradesh, o estado mais populoso do país.

Antes do anúncio dos resultados finais, o partido governante Bharatiya Janata Party (BJP) reivindicou a vitória em Utta Pradesh e em outros três estados, dos cinco que realizam eleições regionais.

– Vamos formar o governo de Uttar Pradesh, Goa, Uttarakhand e Manipur. É um mandato histórico dado pelas pessoas desses estados ao Bharatiya Janata Party (Partido do Povo Indiano) – declarou o líder do partido, Amit Shah.

As eleições neste estado de 200 milhões de habitantes, de onde veio oito dos 14 premiês desde a independência da Índia, são consideradas um termômetro da popularidade do governo central.

O resultado soa como um plebiscito sobre o estilo extravagante do primeiro-ministro.

– Esta vitória coloca Narendra Modi em uma posição muito favorável para 2019 – considera Gille Verniers, professor da universidade de Ashoka.

O BJP de Narendra Modi pode triunfar em 309 círculos eleitorais de um total de 403, ultrapassando com folga a maioria de 202 assentos necessários para governar, de acordo com dados divulgados às 16h30 hora local (03h00 de Brasília).

Nenhum partido havia registrado um resultado tão esmagador nesta região desde os dias de glória do Partido do Congresso de Indira Gandhi na década de oitenta.

– Agradeço o povo da Índia por sua fé, apoio e afeição ao BJP. É uma lição de humildade – declarou Narendra Modi em um tuíte.

As eleições em Uttar Pradesh – estado rural e pobre do país, tão grande quanto o Reino Unido e populoso como o Brasil – eram consideradas um teste importante para Modi, que em maio completa três anos de governo.

Em frente à sede do BJP, em Lucknow, cem pessoas comemoravam a vitória.

A aliança entre o Partido do Congresso e o partido regional Samajwadi Party (Partido Socialista em língua hindi), que procurava deter o avanço do movimento do primeiro-ministro, parece ter falhado, vencendo em menos de 60 círculos eleitorais.

Os principais líderes políticos de todos os partidos percorreram o Vale do Ganges, participando de vários eventos por dia.

O BJP transformou a campanha em um referendo a favor da Narendra Modi.

O primeiro-ministro carismático percorreu o estado, emendando eventos eleitorais, transmitidos ao vivo pela televisão para confirmar o excelente resultado de três anos.

A vitória em Uttar Pradesh “consolidará a posição do BJP como o primeiro partido do país e o status de Modi”, indicou à AFP um repórter de um jornal com sede em Nova Delhi.

– A única alternativa possível ao BJP em 2019 é uma grande aliança dos partidos da oposição – acredita Verniers.

O Partido do Congresso, que domina a política indiana desde a independência, está em declínio.