Cotidiano

Paranhos lança Ouvidoria do Servidor em semana dedicada aos agentes públicos

Canal exclusivo para que funcionários públicos possam compartilhar sugestões, críticas e elogios

Paranhos lança Ouvidoria do Servidor em semana dedicada aos agentes públicos

O servidor público está em todas áreas. Na segurança, na saúde, na educação e tantos outros segmentos que garantem a qualidade de vida dos cascavelenses. Pela prestação de serviço e dedicação, o governo municipal realiza ações nesta Semana do Servidor, em alusão a Dia do Servidor Público, lembrado em 28 de outubro. A Prefeitura de Cascavel conta com mais de 9,1 mil funcionários públicos em atividade.

E para celebrar a data, o prefeito Leonaldo Paranhos lançou, nesta terça-feira (25), durante evento que celebra os agentes públicos, no auditório da Prefeitura, a Ouvidoria do Servidor, um canal exclusivo para agentes públicos apresentarem suas sugestões, críticas e elogios, por meio do Portal do Município, inclusive de forma anônima. O decreto foi assinado sob aplausos dos funcionários públicos. A ação faz parte da Política de Valorização do Servidor Público de Cascavel. “O que a gente quer com isso? Colocar uma ferramenta à disposição dos servidores para que eles possam se expressar, além de trazer boas ideias, informações, opiniões, trazer também problemas e soluções. A Ouvidoria interna é um fortalecimento para o servidor. Outra questão importante: a população que procura o serviço público é atendida, às vezes tem algum problema e quando não fica satisfeita, faz uma denúncia, na imprensa, nos órgãos competentes. O servidor público também precisa ter um ferramenta de quando ele atende, faz de tudo e é incompreendido, atacado e ofendido. Ele também precisa de uma ferramenta para se proteger, a Ouvidoria tem essa concepção, dar ao servidor a opção de fazer essas denúncias”, explica o prefeito Paranhos.

Paranhos reforça o trabalho comprometido dos servidores de Cascavel, que às vezes, não é valorizado. “Aos poucos no Brasil foi-se criando uma cultura de que o serviço público não é bom, é porque claro que é evidenciado os problemas. A gente atende 100 mil pessoas por mês na saúde, é claro que tem alguns problemas, a gente precisa respeitá-los, buscar resolver o problema. Cascavel tem excelência no serviço público, e muitas vezes nós não valorizamos aquilo que está aqui, o que estamos propondo é uma relação respeitosa com a população para buscar a solução para os problemas, mas evidenciar aquilo que a gente faz com muito amor e dedicação. Parabéns aos nossos queridos servidores”, frisa.

A programação de hoje da Semana do Servidor ainda contou palestra “Autoestima e Equilíbrio Emocional”, ministrada pela facilitadora Sandra Santos, do Instituto Master, coffee break, apresentação cultural e sorteio de brindes.

A secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, destaca a importância de valorizar os servidores municipais. “A Prefeitura é como um empresa privada e o empresário e população que usam dos serviços vão entender o que eu vou dizer, quando nós temos servidores engajados, entusiasmados, motivados, gostando do que fazem, com certeza nós temos uma prestação de serviço com cuidado maior e com mais entusiasmo, porque tem o engajamento do servidor em bem atender e também deixar a satisfação da prestação de serviço a nossa população”, pontua.

Para a agente administrativo, Taís Fagundes dos Santos Costa, que trabalha na Prefeitura, a atividade está aprovada. “Acho bom que a gente tenha uma política de valorização, porque a gente se sente ouvido, se sente abraçado, não só pelo município, mas também pelas pessoas que coordenam, pode ser pela nossa gerência, pela nossa direção, até mesmo pelo prefeito”, relata.

O discurso é endossado pela servidora Sueli dos Santos Miyasaki. “É legal, né, a gente fazer um confraternização, se juntar, porque no dia a dia do trabalho a gente nem tem esse tempo de conversar, de ficar junto. Acho bem interessante”, finaliza.

Crédito: Secom