Cotidiano

Para derrotar Ciro e Cid, Tasso abandona candidato tucano em Sobral

FORTALEZA – Com o objetivo de derrotar os irmãos Ferreira Gomes – Ciro Gomes e Cid Gomes- na cidade que é berço político do clã, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) decidiu abandonar o candidato tucano na eleição em Sobral, Francisco Guimarães, e passou apoiar o nome do PMDB, o deputado federal Moses Rodrigues. O líder na última pesquisa Ibope, divulgada há duas semanas, é o caçula da família, o deputado estadual Ivo Gomes (PDT), com 40% das intenções de voto. Moses tem a preferência de 37% dos eleitores, o que lhe coloca em empate técnico com Ivo, na margem de erro.

Segundo relatos de aliados de Tasso, o senador tentou desde o início da eleição um entendimento para que a oposição à família Ferreira Gomes estivesse unida na tentativa de derrotar o clã, que já controla Sobral há 20 anos. Guimarães insistiu em permanecer na disputa, mas seu desempenho fraco nesta eleição, com apenas 11% das intenções de voto, levou Tasso a anunciar, na noite de quarta-feira, que deixaria de apoiar o tucano para estar ao lado de Moses.

? Quem representa a oposição realmente aqui é o candidato deputado Moses (…) Sobral sempre foi um município de vanguarda no Ceará e não pode estar atrasado, apegado a práticas de fazer política antiquíssimas, em que poucas pessoas, poucas famílias eram donas do poder e trabalhavam em cima apenas da manutenção do poder, e não do progresso de Sobral ? afirmou Tasso, em rápida visita à cidade.

O tucano abandonado reagiu. Na mesma noite, deu declarações públicas em um evento de campanha afirmando que Tasso ?traiu? o PSDB em troca de um acordo para ser governador do Ceará. Mesmo preterido, Guimarães afirmou que continuará na disputa.

? Hoje, o senador Tasso Jereissati, senador do meu partido, fez uma aliança em Sobral contra o povo de Sobral. Se aliou ao que há de mais triste na política de Sobral. Ele me chamou para o partido dele e depois traiu o próprio partido em troca de um acordo para ser governador do Ceará. Selaram o acordo na escuridão para manter o povo de Sobral longe do poder. Nós, que estamos sofrendo há 20 anos com os Ferreira Gomes, e achávamos que já tínhamos visto tudo de ruim, tínhamos não ? disse Guimarães.

O PSDB no Ceará entrou em franco processo de decadência a partir de 2010, quando Tasso foi derrotado na eleição para senador. Atualmente, o partido tem no estado apenas um senador, um deputado federal, um deputado estadual e dois prefeitos. Este ano, 25 candidatos do PSDB disputam prefeituras nos 184 municípios pelo interior do Ceará, mas menos da metade tem chance de vitória.

Reservadamente, aliados de Tasso dizem que o senador se sentiu traído pelo candidato tucano em Sobral, que não estaria fazendo uma oposição clara aos Ferreira Gomes. Em Fortaleza, Tasso está aliado ao senador Eunício Oliveira (PMDB) para eleger Capitão Wagner (PR), adversário de outro aliado de Ciro e Cid Gomes, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT).